10/03/2017 15h11 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Conceição da Barra participa do Dia D de vacinação contra a Febre Amarela, neste sábado

Neste sábado, dia 11 de março, acontece o Dia D da vacinação contra a Febre Amarela, em Conceição da Barra. A imunização será realizada na Sede e nos Distritos de Braço do Rio e Itaúnas, das 08 às 16 horas. O objetivo é imunizar cerca de cinco mil pessoas contra a Febre Amarela, uma vez que aproximadamente oito mil pessoas já foram vacinadas.

Na Sede, a vacinação será realizada no Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle (Centro), na nova Unidade de Saúde da Família de Marcílio Dias e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santana. Em Braço do Rio, haverá imunização no CRAS do Distrito e no Centro Paroquial.

Os profissionais da Saúde também estarão realizando vacinação na Unidade de Saúde da Sayonara, no Ginásio Poliesportivo da Cobraice e na Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Benônio Falcão de Gouvêa, em Itaúnas. A localidade de Meleiras já recebeu o mutirão nesta sexta-feira e a comunidade de Barreiras será atendida na próxima semana.

CONTRAINDICAÇÕES
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses de idade, pacientes com neoplasia, imunodepressão de qualquer natureza ou infectados pelo HIV com imunossupressão grave. Pessoas que foram submetidas a transplante de órgãos, que apresentam imunodeficiência primária e pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia,radioterapia, imunomoduladores) também não devem ser vacinadas.

Idosos, com idade superior a 60 anos, devem passar pela avaliação de profissionais de saúde para avaliar os riscos da vacinação. Durante o mutirão, todos os postos de vacinação terão profissionais habilitados para a emissão dos laudos para pacientes idosos.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir da próxima semana, a vacina continuará sendo disponibilizada normalmente nas unidades de saúde até a completa imunização da comunidade local.