28/07/2015 15h22 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Conceição da Barra publica decreto de criação do Parque Natural Municipal

Em 21 de julho de 2015, foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo o Decreto nº 4698/2015, que cria o Parque Natural Municipal de Conceição da Barra, mais uma importante ação da Administração do Município em defesa do Meio Ambiente. O parque fica localizado numa área de 60 mil metros quadrados, dentro do perímetro urbano, e apresenta um significativo fragmento de vegetação nativa.

Por suas características, a área que abrange o Parque Natural Municipal de Conceição da Barra tem a potencialidade de abrigar estruturas para educação e interpretação ambiental, inclusive com adaptações de trilhas para portadores de necessidades especiais. Além do caráter educacional, o parque também poderá abrigar atividades de turismo ecológico, recreação, lazer e pesquisa.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Tebaldi, também “está sendo planejada a implantação de um Memorial do Ciclo Madeireiro da Região, onde pretende-se resgatar todo processo de exploração madeireira de nossa região, bem como apresentação das ações em que todos podemos desenvolver para reversão deste quadro histórico de destruição da Mata Atlântica”.

Pela iniciativa tão abrangente, o município tem recebido diversas manifestações de apoio por parte de estudiosos e ambientalistas. Edson Valpassos Ruter Mota, membro da Rede de Gestores das Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica (RGCCMA), por exemplo, afirma que “toda e qualquer iniciativa de proteção de amostras de nossos ecossistemas é extremamente válida, muito mais ainda se for acompanhada de outros valores como no caso o pretendido memorial sobre o histórico do desmatamento no norte do Espírito Santo”.

Mária Otávia Silva Crepaldi, doutoranda pela Universidade de São Paulo, parabeniza a gestão “por fazer diferença no município, deixando esta importante contribuição para a conservação dos remanescentes costeiros no Corredor Central”. Sonia Wiedman, doutora em Direito Internacional do Meio Ambiente, também apresentou os seus cumprimentos pela iniciativa municipal, lembrando que “um Parque Natural Municipal cumpre um papel da maior importância não só para a biodiversidade como para a população, pois muitas coisas podem ser desenvolvidas para a educação e o cuidado ambiental”.

O Parque Natural Municipal de Conceição da Barra foi criado após criterioso trabalho de pesquisa ambiental e com a aprovação da sociedade, através de Consulta Pública realizada em 23 de junho de 2015, na Sede da Prefeitura.