08/06/2018 14h55 - Atualizado em 31/08/2018 09h45

Conceição da Barra realizará II Feira de Educação Ambiental, a partir do dia 12 de junho

Terá início na próxima terça-feira (12) e segue até dia 14 de junho de 2018, a II Feira de Educação Ambiental de Conceição da Barra, em comemoração ao mês do meio ambiente. O objetivo da II Feira de Educação Ambiental é realizar uma ação no município de Conceição da Barra que enfatize o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, sensibilizando a população e, em especial, os estudantes por meio de atrações culturais e atividades socioambientais educativas.

A II Feira de Educação Ambiental é uma ação da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outras Secretarias Municipais, entre estas: Cultura e Turismo, Esporte e Lazer por meio da Cia de Dança Movimento, e Secretaria de Saúde com a participação da Vigilância Ambiental.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, passando a ser comemorado todo dia 05 de junho, com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

II FEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Gratuita e aberta ao público, a Feira consiste em diversas atividades realizadas no Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smirdele, Ginásio, nos respectivos dias e horários:

Dia 12: das 14:00 às 17:00. E das 18:00 às 19:00.
Dias 13 e 14: das 08 às 11 e das 13:30 às 16:00.

O evento terá programação no dia 12 de junho, terça-feira, até às 19:00, com palestra direcionada aos pescadores, marisqueiros e catadores de caranguejo – uçá.

As escolas do município já estão conduzindo os estudantes para visitar a II Feira de Educação Ambiental, que além de exposições de projetos ambientais educativos apresentados por diversas instituições parceiras, nos stands, haverá ainda atividades desenvolvidas em sala temática para turmas agendadas pela Secretaria de Educação.

PARCEIROS
Diversas instituições são parceiras da Prefeitura, na realização do evento: a Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, o Parque Estadual de Itaúnas, a Reserva Biológica do Córrego Grande, a Floresta Nacional do Rio Preto, a Polícia Militar do Espírito Santo – Companhia de Polícia Ambiental, e o Instituto Baleia Jubarte.

Também são apoiadores do evento: o Instituto Sapê do Norte, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, o Instituto Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus, Instituto Meros do Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus, o Projeto de Educação Ambiental e Desenvolvimento Social, Projeto Araçá, Projeto TAMAR, a Ave da Mata Atlântica Reabilitada, a Cáritas Paroquial de Conceição da Barra – Diocese de São Mateus, a Sociedade Amigos Por Itaúnas e a Associação Turística de Conceição da Barra.

Outras entidades também colaboram com a realização do evento: a Associação de Pescadores, Marisqueiros e Catadores de Caranguejo, a Associação de Agricultores da Comunidade Quilombola Angelim 1, a Sociedade Banda Musical Oliveira Filho e a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Fonseca. Tendo o Evento, patrocínio das empresas: Usina Alcon, Suzano Papel e Celulose, Fibria, e Donati Agrícola.

Confira a programação completa do evento e participe:

12 DE JUNHO (terça-feira)
Atividades realizadas no espaço do Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smirdele
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 14 às 17 horas e das 18 às 19 horas.
14:00 – Solenidade de abertura: Sociedade Banda Musical Oliveira Filho
14:30 – Apresentação Cultural
15:30 – Discurso das Autoridades e logo após oficialmente aberta visitação aos estandes
16:00 – Demonstrações Interpretativas com Aves
17:00 – Encerramento de atividades
18:00 – Palestra sobre Período de Defeso ( Polícia Ambiental)
18:50 – Cia de Dança Movimento – Coreógrafo Eduardo Gomes
19:00 – Encerramento de atividades

13 DE JUNHO (quarta-feira)
Atividades abertas ao público durante todo o tempo das 08:00 às 11:00 horas e das 13:30 às 16 horas

Feira de Ciências com exposição de experiências e projetos dos alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Fonseca.
Jardim Sensorial da UFES – Campus São Mateus.
Estandes de Diversas Instituições com exposições de Projetos/Atividades Ambientais.

Atividades realizadas em Sala Temática
Atividades restritas a visitas de turmas agendadas pela Secretaria de Educação
08:00 – Palestra sobre Preservação dos Recursos Hídricos (Ivan Júnior - IDAF)
09:00 – Jogos Educativos (FIBRIA)
10:00 – Oficina de Aerodesing
11:00 – Encerramento de atividades pela parte da manhã
13:30 – Oficina de Sensibilização Ambiental com o Projeto TAMAR
14:30 – Oficina de Sensibilização Ambiental com o Projeto TAMAR
15:30 –Teatro UFES: A coisa ta preta – Milkca Queen
16:00 – Encerramento de atividades.

14 DE JUNHO (quinta-feira)
Jardim Sensorial da UFES – Campus São Mateus.

Atividades realizadas em Sala Temática
Atividades restritas a visitas de turmas agendadas pela Secretaria de Educação
08:00 – Oficina de Reciclagem com a Cáritas
09:00 – Oficina Aerodesing
10:00 – Jogos Educativos (SUZANO)
11:00 – Encerramento de atividades pela parte da manhã
13:30 – Mostra de Curtas Socioambientais (Projeto Araçá)
14:30 – Oficinas e Teatro: O Encontro das Águas (Projeto Araçá)
15:30 – Demonstrações Interpretativas com Aves
16:00 – Encerramento de atividades.