24/10/2014 09h26 - Atualizado em 31/08/2018 10h02

Conceição da Barra recebe Caravana do Esporte e da Música na próxima semana

Entre os dias 27 e 30 de outubro, Conceição da Barra receberá a Caravana do Esporte e da Música, evento de caráter social promovido pelo Canal ESPN Brasil em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Esporte e Educação, presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. A Caravana conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Esporte e Lazer e acontecerá na Praça do Juiz, onde serão promovidas oficinas destinadas aos alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 14 anos, além de formação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino.

Desde 2005, o projeto leva atividades esportivas com foco educacional e de desenvolvimento social a crianças e adolescentes de municípios com baixo e médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A cada etapa, professores e coordenadores pedagógicos do Instituto Esporte e Educação desenvolvem o projeto com o apoio e participação de grandes nomes do esporte nacional e mundial. Em Conceição da Barra, já estão garantidas as presenças do campeão de surf amador na categoria júnior, Daniel Araujo, do Bicampeão brasileiro de surf, Jadson André, e da ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, Ida Álvares, além do medalhista olímpico no Atletismo, Edson Luciano.

Pelos municípios por onde passa, a Caravana do Esporte e da Música realiza um documentário sobre a cultura local. Em Conceição da Barra, o responsável pela narração da história e valores locais será o poeta Salomão da Silva Pinto, que declamará suas poesias nos principais pontos históricos e turísticos do município, já em Itaúnas os entrevistados serão Ângelo Camilo e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benônio Falcão de Gouvêa. Ainda na Sede, a Associação Barrense de Surf (ABS) reforçará as oficinas, tendo em vista a implantação do projeto de uma escolinha de surf local.

A abertura oficial do evento será no dia 27 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, na Praça Prefeito José Luiz da Costa, com atrações culturais locais. Nos dias 28 a 30 acontecerão as oficinas e formações, na arena que será montada na Praça da Folia e, na quarta-feira, dia 29, além das oficinas, também acontecerá o show da Caravana, com participação da cantora Margareth Menezes.

A Caravana do Esporte e da Música oferecerá atividades com dança, música, cinema e esporte para 3.000 crianças do ensino fundamental 1 e 2, formação em esporte e arte educacionais para 250 professores da rede municipal durante os 3 dias consecutivos em tempo integral, curso para formação de líderes em comunicação e meio ambiente, destinado a para 60 jovens do ensino médio, e sessões de cinema gratuitas para crianças e jovens.

Confira a programação completa da Caravana do Esporte e da Música e participe:

Dia 27/10/2014 – Segunda-feira
19 horas – Abertura oficial – Praça Prefeito José Luiz da Costa

Dia 28/10/2014 – Terça-feira
18 horas – Debate “Música nas Escolas: encontro com Renata Jambeiro e Margareth Menezes” - Praça da Folia
18 horas – 1ª Sessão de cinema com o filme “Malévola” - Praça da Folia
20 horas – 2ª Sessão de cinema com o filme “Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas” - Praça da Folia

Dia 29/10/2014 – Quarta-feira
20 horas – Show da Caravana: Margareth Menezes - Praça da Folia

Dia 30/10/2014 – Quinta-feira
09 às 12:30 – Colóquio sobre “Indicadores Sociais da Infância e o Selo Unicef”, com a representante do Unicef/Rio de Janeiro, Maria Isabel Abelson - Praça da Folia
18 horas – 1ª Sessão de cinema com o filme “Malévola” - Praça da Folia