19/11/2007 20h01 - Atualizado em 31/08/2018 09h22

Conceição da Barra se destaca no estado do Espírito Santo.

A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra sai à frente no Estado do Espírito Santo com a implantação do mais moderno sistema de gestão municipal. O objetivo é dar continuidade à modernização de sua área de informática visando uma maior transparência de sua gestão, iniciada com a criação de seu site oficial www.conceiçãodabarra.es.gov.br, além de adotar o pregão eletrônico em suas compras e adquirir mais de 130 computadores.

Em agosto último, foram realizadas a licitação e a aquisição de um moderno sistema de banco de dados, tendo como vencedora a empresa SmarAPD, empresa especializada em desenvolvimento de softwares de gestão pública, com sede em Ribeirão Preto, São Paulo e representantes em todo o território nacional.

Já foram implantados os sistemas de contabilidade, administração de materiais, patrimônio, compras, protocolo e licitações, todos eles com seus servidores já treinados para plena operacionalidade.

Entre os dias 19 de novembro e 7 de dezembro estarão sendo implantados os sistemas de tributação, frota, ouvidoria e controle de cemitério, assim como treinamento dos seus funcionários.

O sistema de tributação estará totalmente integrado à Internet, possibilitando ao contribuinte o acesso a todos os dados para pagamento de tributos e taxas e emissão de certidões, sem que seja necessária sua ida à prefeitura, agilizando o atendimento ao público em geral. Para as empresas e seus contadores, estará sendo implantado o ISSWeb, o que lhes permitirá estar on-line com os bancos de dados da prefeitura.

De 22 a 26 deste mês, o setor de tributação estará fechado ao público para migração dos dados do sistema antigo para o atual e conseqüente treinamento dos funcionários do setor.

Os sistemas de frota, ouvidoria e controle de cemitério são novidades para os munícipes, já que poucos são os municípios do Estado que contarão com esses recursos.
Para integralizar todo o banco de dados que está sendo implantado em toda a área do município, a prefeitura está elaborando um sistema de comunicação de dados, interligando todos os seus setores como: escolas, creches, hospitais, tanto da Sede do município quanto dos distritos de Braço do Rio e Itaúnas.