Após os dois concertos realizados em março no Teatro Glória, em Vitória, agora é a vez de Conceição da Barra receber, neste domingo (29), o encontro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) com a música popular de uma das mais tradicionais expressões culturais do Estado, o Ticumbi de São Benedito. E o evento será mais do que especial: além de diversas atrações, haverá a troca de faixa de mestre, onde o maior representante do grupo do Ticumbi, mestre Tertolino Balbino, passará oficialmente o cargo para Berto Florentino, atualmente contraguia do grupo.
A Programação ainda vai contar com cortejo, missa e apresentações de outros grupos de cultura popular. Estão confirmados coletivos representes do congo da Serra, de caxambu de Cachoeiro de Itapemirim e até o congado Moçambique de Ouro Preto, em Minas Gerais, que enriqueceram ainda mais a data. Entrada franca.
O TICUMBI DE SÃO BENEDITO
Com pandeiros, viola, batas brancas e muitas cores, os integrantes do Ticumbi vêm passado de geração para geração, uma das mais belas tradições do nosso Estado. O Ticumbi é um folguedo tradicional típico do Norte do Estado, que homenageia São Benedito – padroeiro dos negros, pobres e oprimidos – e São Sebastião. O baile possui um enredo com toda uma dramatização singular: o "Reis de Congo" e o "Reis de Bamba", duas majestades negras, desejam fazer, separadamente, a festa de São Benedito. Como não há um acordo, trava-se um combate em forma de dança coreografada, onde assuntos do cotidiano são inseridos em uma forma bem-humorada.
Após 64 anos como mestre do Baile de Congo ou Ticumbi de São Benedito, Tertolino Balbino, de 85 anos, é considerado um dos mestres de cultura popular com mais tempo em atividade no Espírito Santo.
SERVIÇO:
"De Terto para Berto: o mestre pede passagem"
Data: 29 de abril (domingo)
Local: Conceição da Barra
PROGRAMAÇÃO:
12h - Apresentação dos grupos mirins e chegada do cortejo fluvial ao cais.
13h30 - Cortejo até a Praça Matriz.
14h - Saudação dos grupos convidados ao Mestre Terto.
17h30 - Apresentação do Ticumbi de São Benedito com a Orquestra Sinfônica.
18h30 - Diplomação do Mestre Berto.
19h - Santa Missa no Jemar.
21h - Apresentação dos grupos convidados
INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
Texto: Danilo Ferraz