19/04/2010 10h36 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Confira as últimas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação

Capacitações dos Programas do Instituto Ayrton Senna

Todos os profissionais da rede municipal das Escolas de Ensino Fundamental, que não participaram das Capacitações dos Programas do Instituto Ayrton Senna implantados nas escolas em 2009, tiveram nova oportunidade neste ano. As capacitações aconteceram em São Mateus – ES, do dia 12 a 16 de abril.

A atividade foi realizada por profissionais da Agência Técnica Robusta, contratados pelo Instituto Ayrton Senna, que acompanham os municípios fornecendo orientações para o gerenciamento da aprendizagem dos educandos.

Neste ano serão capacitados cinco diretores pelo Programa de Gestão Nota 10; dois superintendentes que acompanham os trabalhos das escolas, fazendo visitas de observação; nove supervisores educacionais pelo Programa Circuito Campeão de escolas; e cinco professores que atuam nos Programas de Correção de Fluxo: Se Liga e Acelera Brasil.

Treinamento de Monitores para aplicação da 1ª Onda de Avaliação do Paebes

Os Supervisores Escolares responsáveis pelas turmas de 1º ano das Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal estão realizando um treinamento na SEME, para a aplicação da 1ª Onda de Avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) em 2010.

No programa serão avaliados todos os alunos das turmas de 1º ano das escolas da rede municipal entre os dias 27 e 28 de abril. Após realizarem o treinamento, os monitores das escolas farão o repasse aos aplicadores das escolas.

O objetivo dessa avaliação é verificar as habilidades que as crianças puderam construir no início de seu processo de escolarização, assim, podem ser realizados diagnósticos que permitam apreender os estágios de aprendizagem dos alunos.

A principal finalidade do Paebes é diagnosticar o sistema de ensino e, ao mesmo tempo, servir de instrumento de monitoramento das políticas públicas de educação.

O Paebes avaliará o desempenho escolar de alunos da 1ª série/ano da Alfabetização das redes de educação pública estadual e municipal.

Alunos fazem testes da ‘Provinha Brasil’

Todos os alunos das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental fizeram os testes da 1ª edição 2010 da Provinha Brasil do Ministério da Educação (MEC). Os testes são aplicados e corrigidos pelos próprios professores das turmas, e os resultados são enviados para a Secretaria Municipal de Educação de Conceição da Barra (SEME) para consolidação dos dados de todas as escolas da Rede.

O prazo para aplicação das avaliações foi até o dia 07 de abril, e as escolas puderam encaminhar uma cópia dos resultados para a SEME até o dia 09 deste mês, para análise e consolidação dos resultados das escolas.

A avaliação tem se tornado um importante instrumento para a melhoria da qualidade na educação. A Provinha Brasil teve início em 2008, com o objetivo de obter informações sobre o nível de alfabetização das crianças, para auxiliar nas intervenções pedagógicas e administrativas que ocorram. Para obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

Como nos anos anteriores, em 2010 a Provinha Brasil será praticada em duas etapas, no início e ao término do ano letivo, com o objetivo de diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano de escolarização.