23/06/2015 15h08 - Atualizado em 31/08/2018 09h37

Conheça a origem dos quatro feriados municipais de Conceição da Barra

Conceição da Barra tem o seu desenvolvimento atrelado à vocação turística, à produção pesqueira e agrícola, a valores culturais únicos e a uma intensa devoção religiosa, características que estão presentes em todo o cotidiano da comunidade barrense. São esses mesmos aspectos que orientam a Administração Municipal, na realização de investimentos, obras e projetos, bem como na definição das prioridades e na sanção dos atos públicos que regem o município.

Foi a partir destes aspectos históricos que o Poder Executivo regulamentou os quatro feriados municipais, através da Lei nº 2.583/11, de 07 de julho de 2011, dando nova redação à Lei nº 1.261/1976. A partir desta alteração, o dia 24 de junho, data em que é comemorado o dia de São João, passou a figurar entre os feriados municipais, junto com os dias 29 de junho (São Pedro), 06 de outubro (emancipação político-administrativa do município) e 08 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município).

Com exceção do Dia do Município (06 de outubro), todas as outras datas fazem referência a festejos religiosos. Com o propósito de unir a devoção do povo barrense à sua vocação turística e econômica, a Administração Municipal passou a homenagear os trabalhadores da agricultura e da pesca, através da realização da Festa do Agricultor e da Festa dos Pescadores, nas datas de 24 e 29 de junho, respectivamente.

A cada ano, a programação de shows, brincadeiras, apresentações culturais e festejos religiosos atraem milhares de pessoas para o município, em comemoração a essas datas festivas. Em 2015, a Festa dos Pescadores irá acontecer entre os dias 26 e 29 de junho, na Sede. Já a Festa do Agricultor será realizada em Braço do Rio, entre os dias 03 e 05 de julho.