O compromisso de oferecer oportunidades para a geração de emprego e renda às comunidades de Santana e do interior tem sido levada a sério pela equipe que compõe o Centro de Referência da Assistência Social Negro Rugério (CRAS Quilombola), em Santana. Sob a coordenação dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, diversos cursos de capacitação são realizados rotineiramente na unidade, incluindo dezenas de famílias barrenses. Ao longo deste mês de maio, por exemplo, vários cursos serão promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar):
04 A 06 DE MAIO - CURSO DE CONSERVAS DE VEGETAIS E DOCES
Público Alvo: Comunidades de Coxi e Santana
Instrutora: Thais Calatroni
Turma: 16 alunos
20 A 22 DE MAIO - CURSO PROCESSAMENTO DE BANANAS
Público Alvo: Comunidade de Linharinho
Instrutora: Maria Augusta Binda
Turma: 16 alunos
25 A 29 DE MAIO – CURSO DE TRATORISTA
Público Alvo: Comunidades de Roda D’Água, Linharinho e Coxi
Instrutor: Olimpio Vieira Netto
No mês de abril, as comunidades atendidas pelo CRAS Quilombola também receberam os cursos de compotas e doces, elétrica e plantas e medicinais, capacitando 46 moradores das localidades de Santana e Roda D’Água. O curso de compotas de doces e vegetais, promovido pelo CRAS, já está fazendo a diferença na vida da moradora Edinéia Rufino dos Santos, ela comemora a geração de renda conquistada com a prática das receitas aprendidas no curso e está muito feliz com o sucesso alcançado.
Além dos cursos de capacitação, o CRAS Quilombola também oferece atividades de inclusão social e lazer para a população: aulas de jazz, aeróbica, dança oriental, ballet infantil e aerodança, com os professores Eduardo Gomes e Thiago Rosa, além de técnicas de relaxamento, palestras e aulas de musica e ginástica para a terceira idade. Os profissionais da unidade também oferecem atendimentos assistenciais e realizam os cadastros nos programas sociais.