26/08/2015 15h20 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

CRAS Quilombola vai sediar oficina para elaboração do PMMA

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) realiza, nesta quinta-feira, 27 de agosto, das 08:30 às 12:00, no CRAS Quilombola “Negro Rugério”, em Santana, uma Oficina de Planejamento Participativo, referente ao diagnóstico de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Conceição da Barra (PMMA).

A Oficina será aberta à participação da sociedade e será ministrada pela Coordenadora do Programa SOS Mata Atlântica, Sandra Steinmetz, em parceria com a equipe da SMDEMA. Os integrantes do Grupo de Trabalho (GT), formado para elaboração do PMMA, e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) também estarão presentes neste evento.

O Planejamento Participativo abordará a Análise de SWOT e elaboração da Visão de Futuro para o PMMA. O termo “SWOT” é um acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, sendo bastante comum no Brasil a utilização da sigla FOFA. A Análise de SWOT é uma ferramenta que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias com a finalidade de otimizar a visão de futuro.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Tebaldi, destaca que “a importância do PMMA para o Município está intrinsecamente ligada à promoção de Políticas Públicas para estabelecer metas e, futuramente, encaminhar soluções que visem à melhoria dos serviços prestados a população, uma vez que o PMMA é um instrumento que congrega todos os setores da política ambiental do município em torno da conservação e recuperação da Mata Atlântica”.