11/05/2009 08h08 - Atualizado em 31/08/2018 09h49

Cultura em foco: Semana Hermógenes movimenta Itaúnas no final de semana

Entre os dias 15 a 17 de maio acontece a III Semana Hermógenes, evento cultural realizado pela Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, em homenagem a um dos principais folcloristas e historiadores do Espírito Santo, o barrense Hermógenes Lima Fonseca, conhecido entre os brincantes por Mestre Armojo.

A programação cultural envolve apresentações de jongo, Ticumbi, capoeira, concursos, orações, missas, entre outras manifestações em homenagem aos 13 anos da morte do Mestre.

A abertura do evento acontece nesta sexta (15/05), com ladainha rezada por Mestre Terto, apresentação de Jongo e encontro de violeiros. As atividades têm início às 18h.

Já no sábado, a programação recomeça às 15h, com a 1ª etapa do Concurso de Pipas e de Bolinhas de Gude. Logo após tem cantigas de roda, capoeira, Ticumbi e roda de contos e causos. A noite será encerrada com animado forró das “Antigas”.

A programação termina no domingo (17/05), com a 2ª etapa do Concurso de Pipas e de Bolinhas de Gude, oração do Santo Ofício à Nossa Senhora na Igreja de São Sebastião e amostra de vídeos na praça, às 20 horas.

A Semana Hermógenes é uma realização da PMCB, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura e conta com o apoio da Associação de Folclore e Parque Estadual de Itaúnas, além da Estalagem Vila Tânia, Viação Mar Aberto e Material de Construção de Itaúnas. O evento é uma iniciativa de Denise Machado, viúva de Hermógenes.