25/02/2013 11h54 - Atualizado em 31/08/2018 09h56

Definidas estratégias para o desenvolvimento econômico do município

Em reunião realizada esta semana, o Prefeito Jorginho Donati e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, Sebastião Sena, definiram as estratégias de incentivo aos setores pesqueiro, industrial e agrícola do município. Entre as ações imediatas estão o incremento da piscicultura nas pequenas propriedades, a diversificação de culturas e o fomento ao cultivo de café e pimenta do reino.

A longo prazo, a prioridade das ações da Administração Municipal é a regularização do abastecimento de água para a irrigação e consumo das comunidades rurais. Outras ações que entrarão em fase de elaboração de projetos, captação de recursos e requerimento das licenças e autorizações dos órgãos competentes são: a dragagem de parte do Rio Cricaré, no trecho que vai do Hotel Marina até o atracadouro da fábrica de gelo; a construção da marina para barcos de pesca; a operacionalização do entreposto de pesca, ao longo de toda a cadeia produtiva, com gestão compartilhada; e a implantação do Polo Industrial de Conceição da Barra.

No setor rural, a Administração já está pronta para atender as demandas dos pequenos produtores rurais em relação ao preparo do solo para plantio. A Secretaria de Agricultura também tem feito reuniões com os produtores rurais e a direção da Ceasa Norte, em São Mateus, visando garantir espaço para os produtores barrenses naquele importante entreposto de comercialização de produtos agrícolas.

Finalmente, entra em operação, também, o novo Mercado Municipal de Braço do Rio, importante instrumento de valorização do trabalho dos pequenos produtores rurais do município.