30/12/2015 15h38 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Desperdício de água será fiscalizado pela Prefeitura de Conceição da Barra

A Prefeitura de Conceição da Barra, diante da grave crise hídrica que atinge o Estado do Espírito Santo, alerta a todos os moradores e turistas sobre a importância do uso consciente da água, especialmente durante a Temporada de Verão. Para inibir o desperdício, o prefeito Jorge Donati expediu o Decreto nº 4.765/15, de 29 de dezembro de 2015, dispondo sobre o uso dos recursos hídricos no território de Conceição da Barra, conforme arquivo disponível no link abaixo.

Utilizar a mangueira para lavar calçadas e veículos, brincar ou desperdiçar água são algumas das ações que passaram a ser consideradas infrações graves pelo decreto expedido pelo Executivo Municipal. As averiguações dos possíveis abusos serão realizadas pela Gestão Integrada de Fiscalização Municipal (GIFIM) e as denúncias podem ser encaminhadas pelos telefones: (27) 98884-7585, 98878-9775 (Defesa Civil) ou 98878-9773 (Meio Ambiente).

Segundo a Cesan, o abastecimento está sendo realizado diariamente em todo o município, das 06 às 18 horas, e racionamento acontece apenas no período noturno. Para que o tempo de fornecimento de água não seja reduzido, é essencial que a população evite qualquer desperdício.

O município está distribuindo um informativo no qual constam informações sobre a autorização para a prática do som automotivo, exclusivamente na Arena do Farol, e neste mesmo impresso estão contidas orientações para inibir o desperdício dos recursos hídricos. Faça a sua parte e adote uma postura consciente e responsável, seguindo algumas dicas de economia de água:

1. No Banho, evite ficar com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. Escove os dentes utilizando um copo e economize até 3 litros de água.

2. Feche bem as torneiras e economize de 12 a 20 litros/minuto. Uma torneira pingando pode desperdiçar até 1.380 litros por mês. Já um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

3. Não deixe a caixa d’água transbordar e mantenha-a sempre tampada.

4. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez, assim é possível economizar mais de 100 litros de água.

5. Regue as plantas pela manhã ou à noite, evitando a evaporação. Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

6. Lavar o carro com uma mangueira gasta pelo menos 600 litros de água. Use o balde para ensaboar e enxaguar.