20/11/2013 18h44 - Atualizado em 31/08/2018 09h58

Dia da Consciência Negra é comemorado em Conceição da Barra

Cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino participaram do evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, realizado pela Prefeitura, na Sede e no Distrito de Braço do Rio. A programação desta quarta-feira, 20 de novembro, incluiu uma palestra sobre os heróis negros do município, ministrada pelo membro do grupo Reis de Boi e descendente de alguns desses heróis, Natan dos Santos Santana. No evento, os estudantes e demais participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história barrense e a contribuição dos negros para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município.

As mesmas atividades foram desenvolvidas nos dois locais, com a participação ativa das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Dr. Mário Vello Silvares, Astrogildo Carneiro Setúbal, João Bastos Bernardo Vieira, Profª. Deolinda Lage, Linhares, Córrego Dantas, Mário Florentino, Gentil Lopes da Cunha, Aluísio Feu Smiderle e Maria Carelli Lomonte. Os estudantes apresentaram coreografias relacionadas à cultura negra, como Dança Afro e Hip Hop, por exemplo. Cada escola também elegeu um casal para participar do Desfile da Beleza Negra, que premiou os participantes com a Medalha Zacimba Gaba, numa referência a uma escrava muito bonita e lutadora, que viveu nesta região.