09/10/2009 13h52 - Atualizado em 31/08/2018 09h51

Educadores participam de primeira oficina do projeto “Pinte os Caminhos do Norte”

A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Fundação Jônice Tristão, lançou oficialmente o projeto “Pinte os Caminhos do Norte”. A oficina aconteceu ontem (08/10), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), e reuniu diretores e professores das redes municipal e estadual de ensino.
O projeto “Pinte os Caminhos do Norte”, é um convite para conhecer e visitar as belezas do Espírito Santo, e um incentivo para a arte de colorir. Participam crianças e adolescentes da rede pública de ensino de 5ª a 8ª série, pintando os principais pontos turísticos do norte do Estado em mapas interativos.
A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Adélia Marchiori, disse que o projeto será uma motivação aos estudantes, principalmente em função da premiação. Adélia aprovou a oficina e ressaltou que o momento foi de retrospectiva aos tempos de escola. “A pintura dos quadros nos fez voltar no tempo e relaxar. Com o desempenho dos nossos professores neste primeiro momento, estamos confiantes que o projeto vai revelar grandes talentos da pintura”.
A oficina foi ministrada pela turismóloga Míriam Mangueira e pela psicóloga Márcia Lins Rosas. O diretor executivo da Fundação Jônice Tristão, Cacau Monjardim, também acompanhou as atividades. Ele falou da importância no apoio a projetos desta natureza. “Temos que despertar o instinto cultural desta nova geração, através de iniciativos como o “Pinte os Caminhos do Norte”. O projeto é capaz de despertar valores nos estudantes de forma recreativa e instigante”, destaca o executivo.
As palestrantes ficaram surpresas com o desempenho dos professores nesta primeira oficina. “Ficamos emocionadas com a sensibilidade de todas, que pintaram os mesmos mapas que serão distribuídos aos estudantes. Todos os professores começaram a pintura pelos atrativos de Conceição da Barra, uma prova da sintonia e orgulho que este profissionais possuem com o local onde moram. Estamos confiantes que daqui saiam alguns estudantes premiados”, comemoram.
As cidades incluídas no mapa são: Linhares, São Mateus, Conceição da Barra, Águia Branca e São Gabriel da Palha. Os desenhos têm o intuito de retratar a história do café no norte do Estado mesclando, ainda, aspectos da cultura, folclore, atrativos turísticos, personalidades históricas e ícones da fauna e flora.
As ilustrações de Conceição da Barra retratados no mapa “Pinte os Caminhos do Norte” são: as Dunas de Itaúnas, o Trapiche e o Porto da Barra, o Farol da Barra, a Igreja Matriz, a Floresta de Raízes – Guaxindiba e o Ticumbi.