A Secretaria de Infra-Estrutura realizou no mês de abril um trabalho de limpeza na rede de esgoto do Centro de Conceição da Barra e do bairro Bugia. A iniciativa, cujo objetivo inicial seria a limpeza dos bueiros, se tornou alvo da Vigilância Sanitária municipal, que foi notificada após a idenficação de centenas de focos com mosquito Aedes aegypt.
Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Roberto Lopes, a quantidade de focos na rede de esgoto era muito grande. “A situação estava alarmante e chegou a este ponto em função das chuvas. Além disso, fazia tempo que os bueiros da região não passavam por um trabalho de limpeza”, informou o coordenador.
As larvas do mosquito foram combatidas com aplicação de larvicida em toda rede de esgoto. Segundo garantiu Roberto Lopes, a situação está controlada. “Este foi o primeiro trabalho que realizamos em 2009. A partir de agora, a rede de esgoto de todo o município será monitorada e vamos fazer um trabalho preventivo a cada dois meses”.
Até o mês de abril, foram identificadas sete suspeitas de dengue no município. Até o momento, nenhum registro da doença foi confirmado.