20/01/2014 16h54 - Atualizado em 31/08/2018 09h59

Encerramento das festas de São Benedito e São Sebastião movimentou a Vila de Itaúnas

Os festejos em homenagem a São Benedito e São Sebastião levaram uma multidão de devotos, moradores e turistas à Vila de Itaúnas, neste final de semana. A programação religiosa, iniciada no dia 10 de janeiro, com a novena em homenagem a São Sebastião, teve seu ponto alto neste domingo, dia 19, quando aconteceu a missa dedicada ao santo e o primeiro ato do Alardo de São Sebastião.

Nesta segunda, a festa é oficialmente encerrada com a celebração a São Sebastião e a realização da do segundo e último ato do Alardo. Desde a última quinta-feira (17), as principais manifestações culturais da região marcaram presença nos festejos. Pela Vila passaram o Jongo de Santa Bárbara, o Ticumbi de Itaúnas e de São Benedito, o Reis de Boi das Barreiras, do Mestre Nilo e do Mestre Tião de Véio, o Ticumbi do Bongado, o Reis de Boi do Mestre Nenén e do Mestre Antônio Conceição, o Jongo de Santana, o Ticumbi de Santa Clara, o Jongo de Cosme e Damião, de Itaúnas e das Barreiras.

Na Sede, a festa do povo ficou por conta dos artistas que se apresentaram no Circuito da Folia. As bandas Cerradus e Arerê deram o tom da animação na noite de sexta-feira. No sábado, a grande atração foi o cantor baiano Beto Kauê, mas também teve lambaeróbica com o Grupo Filhos da Barra e shows com as bandas D Luar e Agitus.

Antes de seguir pelo seu tradicional trajeto pelas ruas do Centro Histórico, a Bandinha da Barra apresentou-se na Tenda Cultural e abriu a programação da noite de sexta-feira. Em seguida, o bailarino e coreógrafo Eduardo Gomes apresentou um número de aeróbica com o Grupo Filhos da Barra.

Na noite de sábado, o coreógrafo voltou ao palco da Tenda Cultural para uma apresentação de Dança do Ventre, com a participação do bailarino Thiago Rosa. Dezenas de pessoas prestigiaram o momento e se maravilharam com o espetáculo de cores e com os movimentos precisos dos dançarinos. Encerrando a noite em grande estilo, o público também se deliciou com os maiores sucessos da Música Popular Brasileira, interpretados por Fabíola e Toninho Xoxola. O final de semana se completou com o Pagode do Cais, em mais uma exibição do talento do grupo Kaso Marcado.