29/07/2009 08h11 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Encontro em Braço do Rio marca Dia do Agricultor na Barra

Mais de 250 pessoas ligadas ao campo comemoraram, na última segunda-feira (27), o Dia do Agricultor, evento realizado no Cras de Braço do Rio. O prefeito Jorge Donati prestigiou a ação, de iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição da Barra em parceria com a Prefeitura Municipal.

Também marcaram presença no encontro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural da PMCB, Mervaldo de Oliveira e o gerente de agricultura, Marcos Antonio Martins dos Santos.

Palestras e sorteios de brindes compuseram a programação do encontro, iniciado às 13 horas. Na ocasião, os agricultures estudaram as temáticas Crédito Fundiário (ministrada pelo palestrante Roberto Carlos Keffer, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do ES), Direitos Previdenciários – FETAES (com a palestrante Dilcimara Aparecida Simmer, também da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do ES), Reservas Legais e Licenciamentos (Ivan Junior e Souza Vieira, do Idaf) e Licenciamento de Outorgas (Wanderson Rogério Giacomin, geógrafo consultor em meio ambiente e recursos hídricos).

Em sua fala, o prefeito Jorge Donati agradeceu a presença dos trabalhadores rurais que prestigiaram o evento e anunciou algumas estratégias que a atual administração planeja para o fortalecimento da atividade agrícola. “Temos que criar mecanismos para organizar os produtores e atendê-los visando o desenvolvimento do trabalho no campo. Para isso é necessário criar um conjunto de ações que contemple a parceria em projetos dos governos estadual e federal, a união, organização e capacitação dos trabalhadores, além de investimentos no setor”, destacou o prefeito.

Jorge mencionou também seu interesse em trazer o projeto Caminhos do Campo para Conceição da Barra. “Estrada é vetor de desenvolvimento, e temos condições de pleitear este recurso do governo do Estado para proporcionar mais condição de trabalho ao homem do campo. O programa Caminhos do Campo visa a pavimentação de estradas rurais, que resulta no maior e melhor escoamento da produção”.

As atividades seguiram até o final da tarde no auditório do Cras. Vale ressaltar que todas as áreas rurais e assentamentos tiveram representatividade no encontro.