19/03/2016 04h45 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Equipe de governo visita o Distrito do Cricaré e prefeito autoriza a construção de posto de saúde na localidade

No início da semana, o prefeito Jorge Donati e todos os secretários municipais de Conceição da Barra estiveram visitando o Distrito do Cricaré, localidade que reúne centenas de famílias barrenses e que finalmente será totalmente integrada à Sede do Município. A sonhada integração será possível graças ao início da operacionalização do transporte coletivo por balsas, ainda no primeiro semestre de 2016, através da Travessia do Rio Cricaré.

Até o mês de junho deste ano, os moradores do Distrito do Cricaré também serão beneficiados com a construção de um Posto de Saúde que trará importantes avanços nos atendimentos em saúde. A autorização para o início imediato das obras foi dada pelo prefeito Jorge Donati, nessa mesma visita à comunidade. O Posto de Saúde Cricaré, será uma extensão do NESF Centro, localizado na Sede do município, e as obras devem ser concluídas em aproximadamente 90 dias.

O Postinho Cricaré, será construído em Meleiras, e terá estrutura para atender aproximadamente 250 famílias de todas as comunidades ribeirinhas do distrito, em uma unidade que ofertara mais conforto e agilidade no atendimento. Serão disponibilizados atendimentos básicos de enfermagem, exames preventivos, imunização, curativos, entre outros, além de atendimentos específicos de fisioterapia, odontologia, clínica geral e entrega de medicamentos.

TRAVESSIA DO RIO CRICARÉ POR BALSAS
O projeto de travessia foi apresentado pelo prefeito Jorge Donati ainda na sua primeira gestão e, desde então, tornou-se uma das suas prioridades de governo. Dada a magnitude dessa obra estruturante, o processo para a implantação dos ancoradouros e para a concessão dos serviços de operacionalização e manutenção do transporte coletivo fluvial demandou tempo e muita dedicação.

A concessão compreende a instalação, operação e manutenção do sistema de embarcações com capacidade para o transporte de até 40 veículos e a vencedora da licitação, realizada em janeiro deste ano, foi a Empresa de Navegação V.J.B Ltda EPP. Toda a infraestrutura dos pontos de apoio ao embarque e desembarque de veículos e passageiros: rampas, banheiros, praça de pedágio, entre outros, é de responsabilidade do município.

Quando implantada, a travessia irá proporcionar melhores índices de desenvolvimento social e econômico, facilitar o acesso de médicos, coleta de resíduos e outras políticas públicas, favorecendo o turismo ecológico e, principalmente, o tráfego de moradores do Distrito do Cricaré e da Sede, sem a necessidade de atravessar o município de São Mateus.

Desta forma, haverá redução no custo e no tempo de locomoção entre a Sede e o Distrito do Cricaré. Hoje, o deslocamento da Sede até a comunidade de Meleiras, por exemplo, tem um tempo estimado de uma hora e quarenta minutos, havendo a necessidade de percorrer cerca de 70 quilômetros. Quando o transporte aquaviário estiver em operação, o tempo de travessia será de oito minutos, contados a partir do embarque. O preço base da tarifa está em estimado em R$ 12, para um automóvel de passeio e o seu motorista.