05/11/2008 15h53 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

ES sedia encontro dos agentes de leitura do Arca das Letras

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai realizar o Encontro dos Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras do Território da Cidadania Norte, no Espírito Santo. O evento será realizado nos dias 06 e 07 de novembro, quinta-feira e sexta-feira, reunindo agentes de leitura dos municípios Águia Branca, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Valério.
Os agentes vão participar de discussões sobre as atividades que desempenham, trocar experiências de incentivo à leitura e analisar o papel das bibliotecas rurais para o desenvolvimento comunitário e educacional das comunidades atendidas pelo Arca das Letras. Por meio dessas atividades, eles podem analisar o alcance dos objetivos propostos pelo Programa como o incentivo a leitura, o apoio aos processos educacionais, culturais e de desenvolvimento das práticas produtivas e, ainda, a participação das comunidades na gestão coletiva das bibliotecas.
Durante o Encontro, será formada uma Comissão de Agentes de Leitura, que ficará responsável pelo acompanhamento direcionado das bibliotecas, por um período de seis meses. Ao visitar as casas, associações, igrejas, pontos de cultura, escolas ou centro comunitários, onde as bibliotecas Arca das Letras estão instaladas, os representantes das comissões devem identificar as dificuldades e realizar as mudanças necessárias, promovendo melhorias e avanços nas bibliotecas.
Para aprimorar o acervo de cada biblioteca rural Arca das Letras implantada no Território da Cidadania Norte (ES), serão entregues novos livros aos agentes de leitura durante o evento. Os acervos complementares foram doados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), por parceiros como o Banco do Brasil – Projeto BB Fome Zero e pelas campanhas de doação realizadas no Distrito Federal.
Mais bibliotecas
O estado do Espírito Santo recebeu, entre 2006 e 2008, 132 bibliotecas rurais e 28 acervos especiais em apoio à pedagogia de alternância, entregues para Escolas Famílias Agrícolas. As bibliotecas beneficiam mais de 9500 famílias, em 36 municípios do estado e foram entregues com o apoio da Coordenação Estadual do Programa Luz para Todos no Espírito Santo, de Furnas Centrais Elétricas S.A e de Prefeituras Municipais
Durante o Encontro dos Agentes, serão entregues mais cinco bibliotecas rurais e capacitados 10 novos agentes de leitura. As arcas vão beneficiar os municípios de Águia Branca, Ponto Belo, São Mateus e Vila Valério.
Saiba mais
O Arca das Letras, criado pelo MDA em 2003, já implantou 5.717 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros. Mais de 1,2 milhão de livros foram distribuídos em todo o País, beneficiando mais de 700 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por mais de 11 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades, além de apoiar o trabalho e valorizar a cultura no meio rural.
Os acervos são formados por obras didáticas, de literatura para crianças, jovens e adultos, além de publicações especializadas nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com livros que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.
Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os agentes são moradores das comunidades beneficiadas que se responsabilizam pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. O trabalho é voluntário e a escolha é feita em reuniões de consulta popular e de planejamento das bibliotecas.
O MDA conta com uma rede de parceiros nacionais que integram recursos e esforços para a disseminação do livro e da leitura no meio rural, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribui com a doação de livros.
Programação
Encontro dos Agentes de Leitura do Território da Cidadania Norte
Local: Salão de Eventos do Hotel Marina Porto da Barra – Rua Cel. Oliveira Filho, nº 01, Centro – Conceição da Barra/ES
Data: 06 de novembro (quinta-feira)
Horário: das 9 às 19h
Data: 07 de novembro (sexta-feira)
Período da manhã: continuação das atividades do Encontro e capacitação dos 10 novos agentes de leitura
14h: Solenidade de entrega de 05 bibliotecas para as comunidades rurais indicadas pelo Colegiado Territorial do Norte e posse da Comissão de Agentes de Leitura do Território, com a presença de autoridades locais, estaduais e federais e dos movimentos sindicais e sociais ligados aos trabalhadores rurais.