19/05/2009 15h46 - Atualizado em 31/08/2018 09h49

Escoteiros do Estado fazem encontro em Conceição da Barra

Conceição da Barra recebeu seniores e guias de todo o Espírito Santo e Estados vizinhos para a 15ª Aventura Sênior Regional da UEB/ES entre os dias 1º e 3 de maio de 2009.
A atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra. No encontro, foram sugeridas algumas ações que os escoteiros da região poderiam prestar à comunidade barrense. Um dos projetos apontados pelo Gestor Distrital, Jalmas Ferreira Greis, sargento da reserva da Polícia Militar, seria a utilização dos escoteiros na organização do trânsito da cidade. A idéia teve grande aceitação e poderá ser adotada no município.
O evento
A Aventura começou na sexta-feira com uma competição entre as patrulhas em várias bases. Depois, divididos em três tropas (Sul, Leste e Oeste), os seniores e guias partiram Rumo ao Norte em uma jornada noturna de 20 km pelo Parque Estadual de Itaúnas, um dos mais belos locais do Estado.

Com o apoio de fiscais e monitores ambientais do IEMA - Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Parque Estadual de Itaúnas, as tropas caminharam por toda a noite em uma trilha que segue o Rio Itaúnas, entre Conceição da Barra e a Vila de Itaúnas. Durante a jornada as patrulhas abriam cartas-prego para realizar as tarefas solicitadas.

Em Itaúnas os jovens tiveram a oportunidade de visitar as famosas dunas e ter uma apresentação de aves de rapina treinadas. De volta ao campo e após um merecido descanso, a Aventura fez um passeio cultural por Conceição da Barra, antes de um belo e emocionante Fogo de Conselho com o tema: Escotismo - o Norte da Minha Vida, e a primeira (e única) noite de sono da atividade. No Domingo as patrulhas foram para a praia logo após o belo Culto Ecumênico.

Cerca de 160 jovens e adultos aceitaram o desafio e aproveitaram uma ótima Aventura Sênior no município barrense.