13/01/2014 19h46 - Atualizado em 31/08/2018 09h59

Festa de São Benedito das Piabas retrata a devoção e a cultura do povo barrense

Neste final de semana aconteceu, no Distrito do Cricaré, a tradicional festa de São Benedito das Piabas. O festejo de cunho religioso e de manifestações culturais seculares presta uma homenagem ao santo que teve sua imagem mantida intacta quando atearam fogo ao tronco em que se escondia a lendária figura de Benedito Meia-Légua. O líder quilombola que hoje é considerado um dos heróis negros da região não resistiu à atrocidade, mas a imagem de São Benedito, apenas escurecida pelo fogo, foi recuperada e levada para a comunidade de Barreiras, onde permanece até os dias de hoje.

A Festa de São Benedito das Piabas reuniu os devotos da região e atraiu manifestações culturais dos grupos folclóricos locais e de grupos convidados. Dentre as atrações de maior importância cultural, o destaque fica com o Ticumbi de São Benedito, sob o comando do Mestre Terto. Com o apoio da Administração Municipal, a programação festiva apresentou shows musicais nos três dias de festa e incluiu uma estrutura confortável, com tenda, palco e iluminação. O investimento da Prefeitura no evento foi de quase 25 mil reais, uma clara manifestação da importância que a perpetuação da cultura e religiosidade barrense tem para o seu povo e seus gestores.