31/03/2017 17h19 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Governador ministra aula inaugural do Centro de Excelência Educacional e EMEF Jorge Duffles Andrade Donati

“A Educação é a locomotiva da sociedade”. A frase dita inúmeras vezes pelo ex-prefeito Jorginho foi comprovada na inauguração do Centro de Excelência Educacional e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge Duffles Andrade Donati, ocorrida nesta sexta-feira (31), no Distrito de Braço do Rio. O evento mostrou a importância da Educação e reuniu o Governador Paulo Hartung, o prefeito Francisco Vervloet, autoridades regionais, estaduais e federais, além da sociedade barrense.

Em sua primeira viagem ao interior, desde a cirurgia para a retirada de um tumor maligno na bexiga, o governador Paulo Hartung reiterou seu total apoio à gestão municipal. Na aula inaugural, proferida durante a solenidade, ele elogiou o prefeito Francisco Vervloet e destacou que a crise econômica que assola o Brasil é a pior da história, mas é preciso seguir em frente, acreditando que o vento da mudança está prestes a chegar e que a Educação é o melhor caminho para a transformação.

Reconhecendo as mudanças ocorridas na forma de ensinar e aprender, o governador lembrou que a participação da família é fundamental na formação das crianças e jovens, por isso conclamou os pais presentes a repassarem essa mensagem de responsabilidade aos familiares que não puderam participar da cerimônia. “É necessária a participação da família para criar, cuidar, ensinar os valores e colocar o limite", reforçou Hartung, que citou a Escola Viva e o Pacto pela Educação e Aprendizagem (PAES) como importantes ações do governo pela formação das futuras gerações.

O prefeito Chicão comemorou a inauguração do Centro de Excelência Educacional e da EMEF Jorge Duffles Andrade Donati, destacando a presença de Monica Donato e Nice Recco Donati, respectivamente irmã e esposa do ex-prefeito Jorginho.

Ao agradecer a presença dos deputados federal e estaduais, dos prefeitos e vereadores da região, dos líderes do governo e cidadãos barrenses presentes na cerimônia, o prefeito ressaltou que o município também tem investido em Educação. “Além da moderna estrutura que estamos inaugurando, também estamos apostando no PAES e no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) como iniciativas que trarão maior qualidade para a Educação das nossas crianças e jovens”, afirmou Chicão.

O QUE É O CENTRO DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL
Concebido pelo então prefeito Jorge Donati, ainda no ano de 2014, o Centro de Excelência Educacional é a concretização de um projeto arrojado que tem a proposta de integrar as diversas áreas contempladas pela educação de qualidade. Construído com investimentos de aproximadamente R$ 3,8 milhões, com capacidade para atender a mais 500 estudantes, o centro oferecerá atividades diversificadas que vão além do currículo básico, garantindo maior permanência do aluno na escola.

Mais que uma unidade escolar, o Centro de Excelência Educacional é uma edificação multiuso, composta por 12 salas, módulo administrativo, auditório, biblioteca, laboratórios de informática, refeitório, cozinha, sanitários masculino e feminino para adultos e crianças, quadra poliesportiva coberta, vestiários masculino e feminino, rampas de acesso e sanitários exclusivos para pessoas com dificuldades de locomoção.

Além da unidade de Braço do Rio, inaugurada nesta sexta, a Sede do Município em breve também será agraciada com a entrega de outro Centro de Excelência Educacional, localizado no Bairro da Guaxindiba.