29/12/2016 14h54 - Atualizado em 31/08/2018 09h41

Governo do Estado prevê que Centro de Especialidades do Norte inicie atendimento em março de 2017

A prefeita Adélia Marchiori participou, na última semana, da solenidade em que o Governador Paulo Hartung anunciou a entrega do Centro de Especialidades Médicas da Região Norte, construído em Nova Venécia. A cerimônia de assinatura de convênio entre o Estado e 14 municípios do norte capixaba aconteceu no Palácio do Governo, em Vitória. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o centro de especialidades deve iniciar os atendimentos no próximo mês de março.

Parte integrante da Rede Cuidar, novo modelo de atendimento integral à saúde adotado pelo Estado, o centro de especialidades será a primeira Unidade de Cuidado Integral à Saúde a entrar em funcionamento. Com ela, os municípios da região conseguirão evitar o deslocamento de seus pacientes para os hospitais da Grande Vitória.

A unidade vai ofertar mais de 200 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados para os usuários. Serão disponibilizados atendimentos nas áreas de neurologia, cardiologia, gastroenterologia, pediatria, oftalmologia, proctologia, urologia, chegando num total de 15 especialidades diferentes e cerca de 120 tipos de consultas e exames de imagem e diagnóstico como consultas em diversas especialidades, como mamografia, ultrassonografia, endoscopia e outros.

Com o novo modelo, as equipes de atenção primária e de atenção especializada serão integradas, e o processo de atendimento terá início nas unidades de saúde dos municípios.
Assim, a partir desse novo modelo o paciente conseguirá resolver todas as suas demandas em uma só unidade de saúde.

A gestão do centro será feita pelos municípios da região por meio do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIMNORTE-ES), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
Fazem parte do CIMNORTE-ES os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, São Mateus, Vila Valério, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo.

A prefeita Adélia Marchiori, disse que a obra representa um grande avanço na área de saúde, pois “o Centro de Especialidades vai ampliar o atendimento, beneficiando toda a população dos municípios de abrangência do consórcio através dos atendimentos realizados por equipes altamente qualificadas, oferecendo à população uma assistência digna, de qualidade e humanizada”.