08/04/2008 05h32 - Atualizado em 31/08/2018 09h46

Governo entrega estrada recuperada em Conceição da Barra

O governador Paulo Hartung e o vice-governador e secretário de Transportes, Ricardo Ferraço, inauguraram na manhã deste sábado (05) as obras de reabilitação da Rodovia ES 421 - entre Conceição da Barra e a BR 101. A inauguração aconteceu em clima de festa e contou com a presença do diretor geral do DER-ES, Eduardo Mannato, de diversas autoridades estaduais e municipais, além de centenas de moradores e lideranças políticas e comunitárias da região.

O governador chegou a Conceição da Barra às 10 horas, acompanhado do vice-governador e secretário de Transportes, Ricardo Ferraço e do diretor geral do DER-ES, Eduardo Mannato. Eles foram recebidos pelo prefeito Manoel da Fonseca e por lideranças da região. Próximo ao entroncamento com a BR 101, foi feito o desenlace da fita inaugural. Em seguida, todos partiram em carreata, percorrendo os pouco mais de 18 quilômetros até a sede do município.

No trajeto, Hartung e comitiva receberam a saudação dos moradores, que foram acompanhar a movimentação dos carros às margens da estrada. O Grupo de Escoteiros Foz do Cricaré, de Conceição da Barra, fez uma homenagem ao governador, que foi presenteado com adereços característicos dos escoteiros.

A Rodovia ES 421 liga a sede do município de Conceição da Barra à BR 101, numa extensão de 18,3 quilômetros. As obras de reabilitação foram realizadas utilizando a técnica de reciclagem de pavimento, considerada ambientalmente mais correta.

Quem passar pela rodovia vai notar um tratamento vegetal nas margens da pista, com grama, o que permite a sensível redução de custos na manutenção, pois evita o crescimento do colonhão, que demanda roçadas consecutivas e forma uma espécie de barreira para a drenagem da água, acarretando danos ao pavimento.

“A partir de agora, temos uma rodovia que oferece condições mais seguras e confortáveis. Especialmente para quem trafega à noite. Também foram instalados tachões ao longo de toda a rodovia; construídas baias para parada de ônibus, que permitem a manutenção da capacidade operacional da via”, afirmou o diretor geral do DER-ES, Eduardo Mannato.

Investimentos

O vice-governador e secretário de Transportes e Obras Públicas, Ricardo Ferraço, lembrou do esforço feito para a realização da obra. “Conceição da Barra é um símbolo e referência para o norte do Estado, para os mineiros e para os baianos. Para que pudéssemos fazer esse investimento foi necessário imprimir ao nosso Governo uma marca de austeridade, saneamento e honestidade nos gastos públicos. Quando entregamos uma rodovia como esta, reafirmamos nosso compromisso de interiorizar os investimentos públicos e fazemos isso preocupados com a qualidade da obra.”

Entre as ações da Setop, a participação de equipes do Detran, com o projeto Pit Stop, conscientizando motoristas e motociclistas sobre a importância das leis de trânsito e da direção defensiva. “Estamos intensificando nossas campanhas de educação de trânsito, preocupados com o que temos de mais importante que é a vida. Produzimos uma rodovia dentro dos melhores padrões de qualidade de engenharia, com vida útil de pelo menos 20 anos. Mas desde já gostaríamos de pedir cautela aos nossos motoristas, para que a nova rodovia seja produto de promoção da vida, com conforto e segurança”, salientou.

Obra de qualidade

A solenidade de inauguração da rodovia foi realizada no trevo de chegada de Conceição da Barra e reuniu centenas de moradores. O Hino Nacional foi executado pela Banda Musical ‘Oliveira Filho’, que empolgou os presentes apresentando também outras músicas.

O governador Paulo Hartung destacou a qualidade da obra inaugurada e ressaltou a importância da manutenção das rodovias. Segundo Hartung, o Governo vem investindo na abertura de novas estradas ao mesmo tempo em que tem dedicado atenção especial à recuperação e manutenção de centenas de quilômetros em todas as regiões do Estado.

“O Governo reconstruiu essa estrada com o dinheiro de vocês, contribuintes. Dinheiro que estava sumido no Espírito Santo. Fizemos esses recursos reaparecerem e estamos podendo devolvê-los em forma de obras e melhorias para a população. Nos unimos em torno de boas causas, sacudimos a poeira e demos a volta por cima. Colocamos para correr os corruptos de dentro da máquina pública, fechamos o ralo da corrupção e da sonegação e o dinheiro voltou a aparecer”, disse.

Bugia

Ao falar sobre o problema da erosão da praia de Conceição da Barra, na região conhecida como Bugia, o governador afirmou que o objetivo do Governo é oferecer uma solução definitiva, como a que foi adotada para resolver o problema da erosão na Praia de Camburi, quando Hartung foi prefeito da Capital, na década de 90.

“Aqui em Conceição da Barra o trabalho que contratamos do mesmo Instituto Nacional de Pesquisas Hidrográficas (INPH), que fez os estudos em Camburi e em Marataízes, já está praticamente concluído. Nosso cronograma está montado. No 1º semestre vamos lançar edital de concorrência. Definida a empresa vencedora da licitação daremos início à obra, que é uma obra cara”, disse.

A bancada federal conseguiu a liberação de R$ 6 milhões para as obras, que estão estimadas em mais de R$ 30 milhões. O governador definiu junto com o prefeito Manoel da Fonseca que os recursos serão utilizados para comprar parte das pedras necessárias para as obras, que incluem a construção de espigões e piers no mar.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Daniel Simões

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Karyna Amorim
Tels: (27) 3321-3633 / 9944-1358
karyna@vice.es.gov.br

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Valéria Morgado
Tel: 27 3381 6565 / 9941 5759
E-mail: valmorgado@gmail.com
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br