17/10/2008 13h09 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Governo vai investir na contratação de novos médicos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou mais uma Unidade de Saúde da Família para a população. Desta vez, a comunidade atendida foi a de Braço do Rio, em Conceição da Barra, Norte do Estado. O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, inaugurou a unidade na manhã desta sexta-feira (17). A unidade atenderá a aproximadamente cinco mil pessoas da comunidade. Para a obra, a Sesa repassou recursos da ordem de R$ 100 mil.
Participaram da inauguração o prefeito de Conceição da Barra, Manoel Pereira da Fonseca, a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Biasutti, o superintendente Regional de Saúde do Norte do Estado, Wesllem Reis, além de vereadores, moradores e secretários municipais.
O objetivo da Sesa é expandir a abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município, que atualmente conta com uma cobertura de 69%. A nova unidade faz parte do Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo.
Até 2010, serão investidos, na Atenção Primária, R$ 93 milhões em obras, R$ 9 milhões em equipamentos e R$ 33,5 milhões em educação permanente, totalizando um valor da ordem de R$ 135,5 milhões.
Antes do descerramento da fita inaugural da unidade, o secretário Anselmo Tozi, além de falar sobre a importância das ações preventivas de saúde, disse ainda que o Governo pretende intensificar as campanhas educativas, como forma de alertar a população para evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica e o tabagismo. Também será incentivada a prática de atividades físicas.

“Temos que agir na prevenção de doenças comuns, como hipertensão e diabetes, que atingem pelo menos sete entre dez pessoas. O consumo de drogas é o um grande vilão. Porém, temos também que agir para evitar estes males nas crianças, já que, atualmente, a hipertensão está atingindo até os mais novos”, destacou o secretário.
Unidade
A Unidade de Saúde da Família de Braço do Rio possui uma área construída de 224,3 metros quadrados. No local, serão prestados serviços de atenção à Saúde do Idoso, da Mulher e da Criança. Além disso, haverá programas de prevenção de diabetes e hipertensão, e serviços de enfermagem, odontologia e vacinação.
O local é dotado de consultórios clínico, ginecológico e odontológico, e de salas de enfermagem, esterilização, nebulização e vacinação. Há também farmácia, almoxarifado e depósito de resíduo hospitalar, além de uma sala de reuniões.
Posse
Depois da inauguração, Anselmo Tozi participou da posse da nova diretoria do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado em São Mateus, também no Norte do Estado. Foram empossados
o diretor-geral, Fabiano Marely; a diretora administrativa, Mércia de Mônico Comércio Olanda e o diretor técnico, Robson de Carli Favalessa. A posse foi realizada às 11h30, no Corredor Cultural do HRAS.
Estiveram na posse o secretário municipal de Saúde, Wagner Tonon, o diretor do Hospital Maternidade do município, Flávio Marcozini, entre convidados e funcionários da instituição.
O secretário Anselmo Tozi falou sobre a implantação do acolhimento com classificação de risco no HRAS, que deve ocorrer em breve. Para Tozi, essa novidade vai ser um ponto positivo para melhorar o atendimento da população.
Durante a posse, o novo diretor-geral do HRAS estabeleceu um compromisso com usuários e servidores. “Manterei minha gestão baseada em metas, usando ferramentas de avaliação que são fundamentais para correção de falhas existentes nos processos. O objetivo é proporcionar à população atenção de excelência” finalizou Marely.
Informações à Imprensa:
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa / Cintia Zaché (8153-2655)
anamiranda@saude.es.gov.br
cintiazache@saude.es.gov.br