24/11/2017 12h20 - Atualizado em 31/08/2018 09h44

Grande redução da criminalidade traz governador e alto comando da Polícia Militar a Conceição da Barra

A parceria entre o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Conceição da Barra na área da segurança deu um importante passo nesta quinta-feira (23). O governador em exercício, César Colnago, ao lado do prefeito municipal, Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, inauguraram o Centro Integrado de Segurança Pública do Distrito de Braço do Rio e o Ponto de Apoio da Polícia Militar, na comunidade de Sayonara, com a presença de várias autoridades civis e militares.

Mesmo diante das grandes dificuldades por que passa a maioria das prefeituras, o governo do município de Conceição da Barra, através de uma ação estratégica com os órgãos de segurança do Governo do Estado, tem buscado formas de gerir os poucos recursos e garantir as estruturas necessárias ao bom desempenho dos trabalhos das polícias Civil e Militar.

O resultado disso foi a maior e histórica e redução do índice de criminalidade no município. E tudo isso só foi possível, segundo o Tenente-Coronel Paulo Cesar Garcia Duarte, “graças à atitude do prefeito Chicão, que não tem só investido, mas tem se comportado como integrante da segurança pública”.

QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA
A comunidade de Braço do Rio ganha mais qualidade de vida com os investimentos em segurança pública. “Investir em tecnologia na segurança é reforçar a capacidade de atuação das polícias e o trabalho integrado realizado pela prefeitura de Conceição da Barra já é referência no Estado”, ressaltou Colnago.

Importante localidade do município, com mais de 15 mil habitantes, Braço do Rio recebeu uma central de videomonitoramento com 32 câmeras, cobrindo 80% do distrito. Desse total, 20 equipamentos foram cedidos pelo Governo Estadual. Ao todo, Conceição da Barra conta agora com 87 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela Sede, Sayonara, Itaúnas e, agora, Braço do Rio. Toda a operação do sistema é feita por profissionais treinados e mostram resultados satisfatórios.

Além da central de videomonitoramento, o prédio, localizado no centro do distrito, irá acomodar instalações da Polícia Militar e da Polícia Civil, facilitando e melhorando o atendimento à população, que compareceu em massa prestigiando este momento histórico para o município. Antes, a comunidade de Sayonara também festejou a inauguração do Ponto de Apoio da Polícia Militar naquela localidade, uma antiga reivindicação da população.

DESTAQUES
Empresários e dezenas de lideranças comunitárias e políticas estiveram presentes nas solenidades em Braço do Rio e Sayonara. O Pastor Abisai Júnior e o Padre Fabiano Marchesini foram levar palavras espirituais e as bênçãos aos profissionais que atuaram nesses dois locais.

O Sargento Margoto se fez presente com os seus alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), mostrando o resultado positivo do programa junto às novas turmas, emocionando as autoridades e a população presente.

Outro momento muito emocionante foi a apresentação da Banda Sabiá da Praia, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Astrogildo Carneiro Setúbal, que fica localizada no Bairro Santo Amaro (Sede) e neste ano também passou a receber as turmas do PROERD.

Nas falas de inauguração o prefeito Chicão destacou esta parceira que se consolida com as forças de segurança do estado e a população. Já o Comandante de Geral da Polícia Militar Coronel Nylton Rodrigues fez questão de reafirmar o pioneirismo do prefeito Chicão nesta atitude comportamental de se colocar como corresponsável nas ações de segurança.

O Governador em exercício Cesar Colnago, ao conduzir a assinatura dos termos de recebimento por parte de lideranças populares, voltou a destacar o pioneirismo do prefeito Chicão e reafirmou a parceria do Governo do Estado com o Município, deixando claro fazia questão de “estar aqui acompanhado do alto comando da Polícia Militar para consagrar esta parceria que trouxe o maior índice de redução da criminalidade para o município de Conceição da Barra”.