07/04/2015 18h39 - Atualizado em 31/08/2018 09h36

Grupo de Trabalho discute Roteiro para Elaboração do PMMA de Conceição da Barra

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou, na última segunda-feira (30), uma reunião com o Grupo de Trabalho (GT) que discute o Roteiro para Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Conceição da Barra (PMMA).

O Roteiro Metodológico é um documento elaborado pelo Ministério de Meio Ambiente, com autoria de Cláudia Martins Dutra et al, que serve como ponto de partida para a Elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica no Brasil. O roteiro é dividido em quatro etapas, sendo a Etapa 2 subdividida em outras três partes, onde somente a Parte 1 sobre “Diagnóstico da Situação Atual do Município” foi abordada na reunião realizada com o GT.

Ao todo, doze membros compõem o grupo de trabalho que pretende reunir informações para a realização do diagnóstico da situação atual, elemento primordial na elaboração do Plano, uma vez que é a partir desse levantamento que será definida a visão de futuro e o plano de ação do PMMA.

Além da metodologia empregada, os participantes abordaram outros temas da pauta e apreciaram a apresentação dos Planos de Manejos das Unidades de Conservação da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra e da Reserva Biológica do Córrego Grande, gerenciadas respectivamente por Tarciley Gonçalves e Gabriel Rezende. Os Planos de Manejo também integram o diagnóstico, tendo sua importância citada em tópicos do Roteiro Metodológico.