14/06/2017 15h54 - Atualizado em 31/08/2018 09h43

Grupos folclóricos de Conceição da Barra participam do 27º Encontro Nacional, em Regência

O município de Conceição da Barra foi bem representado no 27º Encontro Nacional de Grupos Folclóricos de Regência - Festa de Caboclo Bernardo, realizado em Linhares, no último dia 04 de junho de 2017. O evento contou com a presença de mais de cinco mil pessoas, entre brincantes de bandas de Congo, Reis de Boi, Jongo, Alardo e turistas de todo o estado e do país.

De Conceição da Barra, participaram os grupos de Reis de Boi do Mestre Nilo, o Jongo de Santa Ana, da Mestre Maria Amélia, o Reis de Boi do Mestre Neném e o Alardo de São Sebastião, do Mestre Lucas Graça. A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e em parceria com a Associação de Folclore de Conceição da Barra, viabilizou o transporte para apresentação dos grupos.

QUEM FOI CABOCLO BERNARDO
Bernardo José Dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo (Vila de Regência, Linhares, 1859 — Barra do Rio Doce, 3 de Junho de 1914) foi um pescador que, em 1887, salvou cento e vinte e oito marinheiros do cruzador imperial marinheiro, da marinha imperial do brasil. No dia 20 de setembro de 1887, Bernardo recebeu uma homenagem pública em Vitória, capital da província.

Em entrevista ao jornal "A Província do Espírito Santo", ele declarou: "eu vi o navio perder-se e então prendi o cabo aos dentes e atirei-me ao mar para salvá-los". Em seguida, ele viajou para o Rio de Janeiro, onde em 29 de setembro foi recebido pela alta cúpula da marinha de guerra. Em 6 de outubro, numa audiência, a Princesa Isabel o condecora com uma medalha de ouro. Caboclo Bernardo faleceu aos 54 anos e foi sepultado em Regência com todas as honras que a comunidade pobre pôde lhe render.