20/11/2015 08h34 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Homenagem da Administração Municipal ao Dia da Consciência Negra

O prefeito Jorge Donati presta a sua homenagem à comunidade negra de Conceição da Barra, reconhecendo o legado que os heróis negros do passado deixaram na história do município e agradecendo o trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras que tanto lutam pelo progresso local.

"Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros dias, seja de muita festividade e alegria. Que possamos renovar as energias e continuar nossa trajetória de respeito e luta pelos direitos e a igualdade de oportunidades", deseja o prefeito. "Estejamos todos unidos nesta caminhada pela liberdade e pela consciência de que a riqueza da diversidade racial é fundamental para o progresso do nosso município", completa.

ORIGEM DA CELEBRAÇÃO
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, numa homenagem ao maior líder quilombola do Brasil: Zumbi dos Palmares. O grande herói negro esteve à frente da luta pela libertação dos escravos por 25 anos, até que em 20 de novembro de 1695 foi encontrado preso e degolado, tornando-se símbolo da resistência negra até os dias atuais.