07/04/2016 11h18 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Homenagem da Administração Municipal pelo Dia Nacional do Jornalista

O prefeito Jorge Donati, em reconhecimento ao importante papel social do jornalista, parabeniza a todos os profissionais que se dedicam à apuração e registro dos principais acontecimentos do dia a dia. Numa sociedade em que todos se conectam facilmente, é fundamental que haja rigor, ética e seriedade na produção da informação, por isso a merecida homenagem aos profissionais do jornalismo, neste dia 07 de abril - Dia Nacional do Jornalista.

ORIGEM DO DIA DO JORNALISTA
O Dia Nacional do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Líbero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também nesse dia que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.