Acontece nos dias 6 e 7 de novembro o II Mutirão de Castração de animais domésticos (cães e gatos) na sede do Parque Estadual de Itaúnas. O mutirão é uma parceria entre o IEMA e a Faculdade de Castelo – FACASTELO.
No mutirão realizado em 2008 foram castrados 103 animais, este ano a meta é de 150 animais. Esse número já foi atingido no cadastramento. A alta procura é justificada pelo sucesso na primeira edição e pela divulgação nas comunidades por meio de palestras, informando a população sobre os benefícios desse procedimento. O custo de uma cirurgia desse tipo varia de R$ 300,00 a R$600,00 em clínicas particulares, e no mutirão o proprietário do animal não vai ter despesa nenhuma.
De acordo com Frederico Pimentel, Gerente do Parque Estadual de Itaúnas, o objetivo desse projeto é minimizar a introdução de zoonoses na população e turistas que visitam a Vila de Itaúnas. “Além disso, haverá um menor número de animais procriando, reduzindo assim consequentemente o abandono desses animais”, diz.