25/08/2014 19h14 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Imóvel que abrigou o Trapiche agora é patrimônio do município

Dezenas de pessoas prestigiaram o momento histórico da transferência do imóvel que abrigou o Trapiche para a Prefeitura de Conceição da Barra. O prédio vai abrigar, em breve, a Casa de Cultura do município, transformando o mais conhecido cartão postal barrense em um espaço para a produção e divulgação da cultura local.

Com o objetivo de manter vivas as tradições e manifestações artísticas do município, a Família Castro concordou em vender o belo casarão, após vários meses de conversa com o prefeito Jorge Donati. A história do imóvel se confunde com a do município, e agora será possível promover a restauração da estrutura física que resiste à força das marés há mais de 200 anos.

A cerimônia de aquisição do Trapiche aconteceu no dia 22 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Folclore, e foi marcada pela apresentação da Banda Oliveira Filho, exposição de peças de artesanato e pinturas, manifestações culturais, apresentação do espetáculo teatral “Tsunami em Conceição da Barra” e degustação de comidas típicas. Nos olhos dos visitantes foi possível ver o brilho orgulhoso de quem enxerga um futuro mais promissor, com o fortalecimento da Cultura e história barrenses.