19/03/2010 11h49 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Incaper e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Pesca realizam encontro com produtores de maracujá

Na ultima quarta-feira (17) foi realizado no Assentamento Paulo Vinhas, um encontro promovido pelo escritório local do Incaper, com parceria da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, com produtores de maracujá do município. No evento, foi ministrado um curso sobre a fruta, desde a escolha das variedades até a colheita, com técnicos do Incaper vindos da regional de Linhares.

O encontro contou com aproximadamente cem agricultores das diversas comunidades do município. Na oportunidade, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Pesca, Mervaldo de Oliveira Faria, pode ouvir as reivindicações dos agricultores prejudicados pela longa estiagem, além conferir a recuperação da estrada que liga Itaúnas ao município de Pedro Canário.

O secretário aproveitou para visitar o Assentamento Valdício Barbosa, onde a Prefeitura ajuda a ampliar o refeitório da escola. Ainda no encontro, Mervaldo também foi à comunidade dos Parentes onde a Prefeitura reativou o sistema de abastecimento de água que estava abandonado desde 2008. Ele lembrou que em breve o sistema de água da Comunidade São Domingos estará reativado.

No discurso o secretário Mervaldo, ressaltou a importância da agricultura no município e, representando o Prefeito Jorge Donati, reafirmou o compromisso da administração no suporte aos agricultores e destacou, como ferramenta fundamental, o convênio com o Incaper, o apoio da Câmara de Vereadores e entidades ligadas ao setor.

O Presidente da Câmara de Veradores, Ângelo Cesar Figueiredo (Anjinho), que estava presente no evento, disse que a agricultura merece uma atenção especial, pois é uma das mais importantes fontes de receita para o município. Dona Rosalina, presidente da Associação de mulheres, destacou a importância do Incaper e Prefeitura para o meio rural e disse continuar cobrando os investimentos no setor.

Para o presidente da Cooperativa de Assentados, Luiz Hupp, o momento é de ansiedade pelos projetos voltados ao setor, ele reafirmou sua confiança nas melhorias que a administração trará para a agricultura. A Chefe do Escritório local do Incaper, Mirtes Eugênia Figueiredo, conduziu a reunião e agradeceu a presença das comunidades, o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Pesca, da Associação de Mulheres, dos Técnicos do Incaper, Cooperativa dos Trabalhadores Rurais e Assentados (Cooptrass), e Prefeitura.

Sayonara livre do pesadelo
Com a proposta de desapropriação do terreno, a comunidade da Sayonara se livrou do perigo de um antigo posto de gasolina, que ameaçava desabar. O que colocava em risco a vida muitas pessoas. Os antigos proprietários se apressaram para entregar à Prefeitura a área limpa, pronta para por em prática o projeto de revitalização do portal de entrada dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Consórcio Prodnorte). Um sonho da comunidade local agora começa a tomar forma definitiva para o desenvolvimento.