22/03/2015 07h11 - Atualizado em 31/08/2018 09h35

Inscrições no CADÚNICO poderão ser feitas no CRAS Quilombola a partir desta semana


Com o objetivo de dinamizar o atendimento e facilitar o acesso dos moradores de Santana e imediações aos serviços assistenciais oferecidos pelo Poder Público, o CRAS Quilombola começa a inscrever famílias no CADÚNICO a partir desta semana. O CADÚNICO ou Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, com base nos critérios definidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e que assegura o acesso das famílias cadastradas aos programas sociais desenvolvidos no País.

O atendimento do Cadastro Único, nas instalações do CRAS Quilombola/Santana, terá início no dia 24 de março e acontecerá sempre às terças e quintas, das 08 às 11 e das 13 às 16 horas. A cada semana, o atendimento de terça-feira será destinado à realização do primeiro cadastro, atualização cadastral, bloqueio e suspensão. Já as quintas-feiras serão feitos os cadastros e alterações cadastrais, além do agendamento de visita às famílias inscritas no CADÚNICO.

As inscrições e demais serviços ligados ao CADÚNICO já acontecem no CRAS de Braço do Rio e na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Vila dos Pescadores. “Com a disponibilização dos serviços no CRAS Quilombola, o município se aproxima ainda mais das famílias que se enquadram no perfil do Cadastro Único, facilitando o acesso e agilizando o atendimento”, explica o Secretário de Assistência Social Francisco Vervloet.

Convém lembrar que o cadastramento não significa a inclusão automática das famílias em programas sociais, pois a seleção e o atendimento da família por esses programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada um deles. Para a inscrição no CADÚNICO é necessária a apresentação dos documentos originais de todos que formam o grupo familiar e residem na mesma casa: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e/ou casamento, carteira de trabalho, contracheque, declaração escolar e comprovante de residência. Para atualização do cadastro, além dos documentos citados, é necessário apresentar também o cartão do Programa Bolsa Família e o comprovante da última atualização, se houver.

Podem se inscrever no CADÚNICO as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Para maiores informações, mantenha contato pelos telefones: 3762-3160 (CADUNICO) ou 3762-1133 (CRAS Quilombola/Santana).