15/01/2010 14h35 - Atualizado em 31/08/2018 09h52

Itaúnas realiza lançamento de livro sobre Culturas Quilombolas

Na noite desta sexta-feira (15/01) a vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, vai sediar o lançamento do livro “Culturas Quilombolas do Sapê do Norte ‘Farinha, Beiju, Reis e Bailes dos Congos’”.

O lançamento acontece na Mostra de Arte e Cultura, realizada na praça da Igreja. Todos estão convidados a assistir este evento cultural, que tem início às 20h.

Culturas Quilombolas do Sapê do Norte

O livro tem 52 páginas ilustradas e foi escrito depois de um ano e meio de pesquisa, empregando uma linguagem acessível às comunidades Quilombolas do Sapê do Norte. Os autores procuraram entender o diálogo entre os integrantes dessas comunidades, e os grupos culturais (Reis de Boi e bailes dos congos) que organizam suas celebrações festivas, a relação das festas com as atividades produtivas dos derivados da mandioca (farinha e beiju) e a interação entre as diferentes gerações dos produtores culturais.

O lançamento da obra tem apoio da prefeitura Municipal de Conceição da Barra e da Associação de Folclore de Conceição da Barra.