16/11/2009 15h08 - Atualizado em 31/08/2018 09h52

Itaúnas recebe Projeto Viver com Saúde

O apoio a projetos que visem a atenção e promoção da saúde de Conceição da Barra é uma das prioridades da secretaria municipal de Saúde, que no sábado (14/11), recebeu acadêmicos de cursos de biomédicas da faculdade Univix na vila de Itaúnas.

Um grupo de 40 alunos, supervisionado por oito professores e uma coordenadora realizou o projeto Viver com Saúde, que consiste em oferecer consultas médicas gratuitas, educação continuada, palestras e um diagnóstico situacional de Itaúnas e comunidades vizinhas.

Centenas de moradores aproveitaram a oportunidade para colocar a saúde em dia. O projeto que conta com o apoio da Associação de Moradores de Itaúnas e Prefeitura de Conceição da Barra (Secretaria de Saúde), levou à comunidade assistência médica especializada, dentista, enfermeiros, assistente social, psicólogos e farmacêuticos.

Os atendimentos aconteceram na Unidade de Saúde da vila e na escola Benônio Falcão. No mesmo dia, outro grupo visitou o assentamento Paulo Vinha.
O dentista da prefeitura de Conceição da Barra, André Figueiredo Silva, deu suporte ao projeto. Ele destaca que parcerias como esta são de grande importância para o município. “É a oportunidade que os moradores de Itaúnas têm de receber atendimento médico especializado sem precisar se descolar para Conceição da Barra. A secretaria de Saúde, que é parceira desta iniciativa, ofereceu todo o suporte para a viabilidade do projeto aqui na vila. Esta é a segunda visita realiza pelo Projeto Viver com Saúde”, disse o dentista.

O presidente da associação de moradores, Benedito Falcão, ficou satisfeito com esta iniciativa. “O projeto é muito bom, um incentivo para a comunidade cuidar da saúde. Estamos de braços abertos para receber toda ação que beneficie os moradores”, comemora.

A coordenadora do projeto, professora Elizabeth Santos Madeira, afirma que o projeto é importante para a comunidade e para os alunos. “Com esta experiência de campo, os acadêmicos dos cursos de saúde estimulam o lado solidário da profissão. Nosso objetivo em Itaúnas é conhecer a vila e dar um retorno à comunidade, a fim de contribuir na solução de problemas que possam existir aqui. Nosso foco é a educação continuada”, completa.
Estão previstas outras duas visitas do Projeto à vila. A data do evento e programação será divulgada oportunamente.