06/06/2008 13h21 - Atualizado em 31/08/2018 09h47

Itaúnas vai ganhar Sistema de Esgotamento Sanitário

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), firmam junto ao Ministério do Turismo (MTur), convênio de cooperação técnico-financeira, na ordem de R$ 1.650.000,00, para a implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário da Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra.

O convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira (Seis de junho) no Parque Estadual de Itaúnas, na presença do secretário de Estado do Turismo, Marcus Vicente, do prefeito Manoel Pereira da Fonseca, do deputado estadual Freitas, o diretor de Programas de Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Frederico Costa e do representante da Cesan, Carlos Martinelli.

Esse convênio efetiva a articulação da Setur junto ao MTur no sentido de captar recursos financeiros, de contra partida federal, do Programa de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR NE II.

Durante a solenidade Frederico informou que os recursos para a primeira etapa da obra estão garantidos, mas vai lutar para a liberação ainda este ano de mais R$ 1,6 milhões para a conclusão de todo o projeto. De acordo com o prefeito Manoel Fonseca, dentro de no máximo dois meses será feita a licitação para se conhecer a empresa que fará o serviço que deverá estar concluído antes da próxima temporada de verão.

No Espírito Santo, o PRODETUR NE II abrange o Pólo Turístico do Verde e das Águas, composto pelos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Rio Bananal, Colatina e Pancas. Algumas ações já foram realizadas no âmbito do programa, tais como: elaboração dos Planos Diretores Municipais de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Rio Bananal e Pancas; e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS para o Pólo Turístico do Verde e das Águas.

A Cesan, concessionária dos serviços de saneamento básico do município, prevê nessa primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário, a execução de Redes Coletoras/Ligações Prediais, Estações Elevatórias, Emissários e Estação de Tratamento. Essa ação proporcionará melhor qualidade de vida aos moradores locais - cerca de 2.600 residentes-, e conseqüentemente melhor infra-estrutura para os turistas que ali circulam, em torno de três mil pessoas.

O secretário Marcus Vicente garantiu que o convênio garantirá melhor qualidade de vida aos moradores e turistas que anualmente freqüentam a Vila de Itaúnas. Ele se disse encantado com a beleza da região que passou a conhecer pela primeira vez.

Durante a solenidade foi realizada a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Turismo de Conceição da Barra, órgão responsável pela elaboração, desenvolvimento e implantação da Política Municipal de Turismo, composto por representantes do trade turístico local, da iniciativa publica, privada e do terceiro setor. Ação de fortalecimento dos órgãos municipais de turismo está inserida no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do Espírito Santo 2025, documento balizador da Política Estadual de Turismo do Estado.