30/09/2009 14h27 - Atualizado em 31/08/2018 09h51

Jongo de Conceição da Barra representa município em Encontro Capixaba

Os grupos de Jongo de São Bartolomeu, São Benedito das Piabas e São Benedito e São Sebastião de Itaúnas, participam neste final de semana (03 e 04/10), do 1º Encontro Capixaba de Jongos e Caxambus. A atividade conta com o apoio da prefeitura municipal de Conceição da Barra.
O evento acontece na localidade de Vargem Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. Pela primeira vez, todos os grupos folclóricos de jongo e caxambu em atividade no Espírito Santo vão ter a oportunidade de se encontrar para trocar experiências e discutir os rumos dessas manifestações da cultura popular no Estado.
O encontro vai reunir 12 grupos de oito municípios será aberto a toda população. Oficinas para as lideranças dos grupos, apresentações folclóricas e reflexões sobre as atuais condições dessas expressões culturais estão incluídas na programação.
Participam do evento os grupos dos municípios de Cachoeiro, São Mateus, Conceição da Barra, Itapemirim, Presidente Kennedy, Alegre, Muqui e Jerônimo Monteiro. Cada um deles vai levar à Vargem Alegre 30 de seus componentes. Representantes de grupos dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, todos registrados como patrimônio cultural nacional, também confirmaram presença no encontro.