24/05/2013 06h24 - Atualizado em 31/08/2018 09h57

JORGINHO DONATI: “OBRIGADO D. ADÉLIA”

Toma posse no próximo dia 5 de Junho o novo Secretário Municipal de Educação, professor Wagner Tonon, em substituição a Adélia Augusta de Mattos Pereira Marchiori, que deixa o cargo após 4 anos e cinco meses de um trabalho considerado pelo prefeito Jorginho Donati como extremamente proveitoso para a educação municipal. “D. Adélia teve um papel de fundamental importância na consolidação de um projeto de educação, implantado por nossa gestão e que só experimentou avanços. Nós só temos a agradecer D. Adélia por sua dedicação e competência”, frisou o prefeito.

Desonerada das árduas atividades à frente da Secretaria de Educação, D. Adélia poderá dedicar-se com mais afinco ao importante papel que desempenha como Vice Prefeita e parceira fundamental do grande projeto de transformação que o prefeito Jorginho Donati vem desenvolvendo em Conceição da Barra com sua participação.

O novo secretário tem 40 anos de idade e é professor há 20 anos, tendo lecionado em Pinheiros e São Mateus. Além dessa formação, Wagner Tonon é mestrando em Desenvolvimento Regional, Gestão Social e Educação.

A alteração no comando da Secretaria Municipal de Educação é parte da nova Política Municipal de Educação definida pelo Prefeito. Ela se alicerça em três grandes ações:

– VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

– TRANSFORMAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM CATALISADOR DAS POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO SOCIAL.

– AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E REEQUIPAMENTO DAS ESCOLAS.

Esse novo modelo começou a ser implantado a partir da adoção de um novo conceito de valorização do magistério, discutido, negociado e acordado com a categoria através da aprovação de uma nova tabela de vencimentos, moldada num patamar salarial mais justo e estreando um novo conceito: o da meritocracia e da política de resultados. A valorização do magistério é o primeiro dos três alicerces dessa nova política de Educação.

O resgate de uma política de salários compatível com a nova realidade que se delineia para a Educação do município foi fundamentada em 3 ações:
a)Estabelecimento do princípio da competitividade e atração de novos profissionais;

b)Qualificação profissional do Magistério a partir da premissa básica de que em sala de aula só atuarão professores com formação superior completa;

c)Implementação do conceito da meritocracia e da política de resultados como instrumentos de agregação de valor à remuneração dos profissionais.

O segundo passo desse ambicioso processo de renovação e de mudança de paradígmas na gestão da Educação municipal é a TRANSFORMAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM CATALISADOR DAS POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. Ele se adequa perfeitamente ao perfil do novo Secretário, Wagner Tonon, uma vez que aglutina no ambiente escolar, um conjunto de políticas públicas de promoção social.

Dessa forma, com a adoção desse conceito, a Administração Municipal visa fazer da escola um agente de promoção da Política Municipal de Desenvolvimento Humano, integrando as ações municipais nas áreas do Esporte, Cultura, Lazer, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. O objetivo é fazer da escola o palco preferencial de dezenas de ações que são desenvolvidas pela Prefeitura em diversos níveis, mas que atingem praticamente o mesmo público alvo.

Finalmente, o último pilar da nova Política Municipal de Educação é a MODERNIZAÇÃO E REEQUIPAMENTO DAS ESCOLAS, contemplando a ampliação, reforma, readequação e melhoria das instalações físicas das escolas municipais, a operacionalização dos Centros Integrados de Educação Municipal de Braço do Rio e do Distrito Sede, já em fase de conclusão das obras físicas e construção da nova escola da Cobraice e da Escola de Educação Infantil, no bairro São Jorge, em Braço do Rio, além da modernização e reequipamento, com aquisição de novos móveis, utensílios e material pedagógico.