27/05/2013 12h29 - Atualizado em 31/08/2018 09h57

JORGINHO DONATI PARA AS FAMÍLIAS: “REPOSIÇÃO DAS AULAS VAI PRIORIZAR RENDIMENTO DOS ALUNOS”

O prefeito Jorginho Donati está conduzindo pessoalmente, junto com o comando da Secretaria Municipal de Educação, a preparação da grade de reposição das horas/aulas que não ocorreram entre os dias 18 e 22 de Fevereiro, quando houve atraso no início do ano letivo, 7 de Março e 3 de Abril e no período de 10 de Abril a 20 de Maio.

“Nosso objetivo é garantir que não haja qualquer prejuízo para a formação intelectual dos alunos e que os conteúdos, que os estudantes deixaram de receber nesse período, sejam integralmente recuperados, de forma a assegurar a qualidade e o aproveitamento que têm marcado a evolução do ensino municipal em nossa administração”, disse o Prefeito. Ele lembra que nos últimos anos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, de Conceição da Barra, superaram as médias fixadas pelo Ministério da Educação e, portanto, o desafio de restabelecer os princípios da eficiência no ensino, torna-se mais imperativo em 2013.

Ao todo, não houve aulas nos primeiros 5 dias do calendário escolar deste ano, paralisação parcial das aulas durante 40 dias letivos e interrupções integrais durante 5 dias, totalizando 50 dias de anormalidades no cumprimento do calendário anual de 200 dias. Isso significa que dos 65 dias letivos contados a partir de 18 de Fevereiro, data do início oficial do ano escolar, até a completa normalização das escolas, em 20 de Maio último, 76,9% das aulas foram prejudicadas.

A grade de reposição já está sendo elaborada, com participação dos diretores e professores e após ser submetida ao Conselho Municipal de Educação, será levada ao conhecimento de pais e alunos. O principal conceito dessa grade não é apenas o cumprimento das normas que fixam o calendário escolar, mas acima de tudo, a garantia de que nenhum aluno será prejudicado sob o ponto de vista pedagógico.