28/04/2016 13h05 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Mais de 300 pessoas participam do lançamento do Programa + Liberdade pelo Conhecimento, em Conceição da Barra

O lançamento do Programa + Liberdade pelo Conhecimento, uma ação para a geração de emprego e renda coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu mais de 300 pessoas na noite dessa quarta-feira (27/04), na Sede da Igreja Vida e Paz, em Conceição da Barra. O programa vai ofertar 500 vagas em 14 cursos de capacitação, a partir do próximo mês de maio, no Centro de Convivência de Itaúnas e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Sede, de Santana e de Braço do Rio.

Resultado do esforço conjunto da Administração Municipal, o programa envolveu especialmente as secretarias que formam o Eixo de Desenvolvimento Social, sob a coordenação do Superintendente e Secretário Municipal de Assistência Social, Francisco Vervloet, carinhosamente conhecido como Chicão. A iniciativa inaugura uma nova etapa da gestão, onde a prioridade é promover o ingresso de profissionais capacitados no mercado de trabalho, além de proporcionar melhores condições de vida para a população local.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social hoje dispõe de uma equipe técnica completa, atuando em diversos níveis de apoio às famílias em situação de risco social. Além do acompanhamento e fortalecimentos dos vínculos familiares, mantemos atualizado o cadastro dos beneficiários do Programa Bolsa Família, operacionalizamos as ações assistenciais dos CRAS, do CREAS e da Casa da Acolhida”, informou Chicão. “Agora, com o Programa + Liberdade pelo Conhecimento, vamos ajudar a população mais necessitada a se capacitar para o mercado de trabalho, criando oportunidades de geração de emprego e renda”, completou o secretário.

Na solenidade de lançamento do Programa + Liberdade pelo Conhecimento, o prefeito Jorge Donati parabenizou a toda a equipe da Assistência Social e falou da sua “integral confiança de que juntos haveremos de dar continuidade a todos esses avanços sem politicagem e certos de que estamos no ambiente publico para servirmos e de forma institucional e coletiva”. O Chefe do Executivo também argumentou que “a competência, a honestidade , os resultados favoráveis, a transparência e a sensibilidade nos atos de gestão devem sempre ser nossos parâmetros para uma administração cada vez melhor”.

COMO E ONDE SE INSCREVER
O período para a efetivação das inscrições nos cursos do Programa + Liberdade pelo Conhecimento, uma ação de emprego e renda segue até o dia 05 de maio de 2016 e os interessados devem procurar uma das unidades dos CRAS (Sede, Santana e Braço do Rio) ou o Centro de Convivência de Itaúnas. Cada inscrito deve apresentar os seus documentos pessoais (identidade e CPF), comprovante de residência e o número do NIS (Bolsa Família).

As oportunidades de capacitação são nos cursos de Eletricista de Automóvel, Soldador nos Processos Mig/Mag e Tig em Aço, Costureira Industrial de Vestuário, Costureira Industrial de Tecido em Malha, Almoxarife, Auxiliar de Logística, Confeiteiro, Operador de Computador, Montador e Reparador de Microcomputador, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, além de Excel Básico.

Apenas maiores de 18 anos poderão participar das capacitações e as vagas deverão ser prioritariamente preenchidas por mulheres em situação de vulnerabilidade social que estejam responsáveis pela unidade familiar; desempregados ou famílias com renda per capita abaixo de ¼ do salário mínimo; beneficiários de políticas de inclusão social; famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do seu território de atuação; pessoas com o Ensino Fundamental incompleto; famílias provenientes de comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas e de terreiros; e famílias provenientes da área de pesca que estejam cadastrados no período do “defeso”.

Havendo vagas remanescentes, depois de realizadas as inscrições segundo os critérios anteriores, as oportunidades serão extensivas aos demais moradores residentes de Conceição da Barra. Maiores informações sobre o Projeto “Geração de Emprego e Renda” poderão ser obtidas na Secretaria de Assistência Social ou pelo telefone: (27) 3762-1226.