23/07/2009 08h59 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Manifestações culturais da Barra são tema de vídeo do IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico Nacional – IPHAN, por meio do Instituto Elimu Professor Cleber Maciel, esteve em Conceição da Barra nos dias 18 e 19/07, para oferecer uma oficina às comunidades Quilombolas e grupos folclóricos do município, além de gestores municipais.

A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Turismo deu apoio ao evento, e foi representada pela secretária Ana Angélica Motta, e as técnicas Letícia Silvares e Adelice Machado. Também participaram os secretários de Cultura e Educação de São Mateus. Representantes de comunidades Quilombolas e de grupos folclóricos marcaram presença em massa ao evento.

A oficina foi ministrada pela superintendente do Iphan, Tereza Carolina Bareu, no hotel Marina Porto da Barra. Na programação, foi exibido um vídeo que relata o estudo sobre as manifestações culturais da Barra, no qual foram enfocadas as comunidades Quilombolas e os grupos folclóricos do município.

O resultado do trabalho foi muito bom, conforme avaliou a secretária municipal de Turismo, Ana Angélica Motta. “Este é o material que faltava no município para demonstrarmos a nossa cultura para os moradores e turistas. O vídeo vai proporcionar uma maior promoção de Conceição da Barra e será inserido no ambiente escolar, para que os estudantes passem a conhecer a nossa hitória”, elogiou a secretária, que ressalta que o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas é uma solicitação dos representantes das comunidades.

O vídeo foi desenvolvido pelo Instituto Elimu, que é responsável em elaborar o inventário nacional de manifestações culturais. A pesquisa foi coordenada pelo professor Oswaldo Oliveira.