21/08/2014 14h22 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Município formaliza aquisição do imóvel do antigo Trapiche nesta sexta-feira

A apresentação oficial do imóvel do antigo Trapiche, adquirido pelo município após meses de debate sobre a importância da valorização da cultura barrense entre o prefeito Jorge Donati e a Família Castro, acontece às 17 horas desta sexta-feira, 22 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Folclore. O prédio, que também abrigou o Hotel Marina, transformou-se no principal cartão postal de Conceição da Barra nas últimas décadas e em breve sediará a Casa de Cultura do município, um espaço que será mantido pela Administração Municipal, com o objetivo de preservar e incentivar a atividade cultural e artística do povo barrense.

Nos próximos dias, o prefeito encaminhará uma indicação à Câmara de Vereadores, sugerindo que a Casa de Cultura de Conceição da Barra leve o nome de Marieta Castro, atual proprietária do Trapiche, que durante décadas, dedicou-se a preservar esse patrimônio histórico que divulga Conceição da Barra em todas as suas imagens.

O antigo Trapiche é parte integrante do Patrimônio Arquitetônico do município e, com sua aquisição pelo poder público municipal, será possível realizar intervenções para a restauração de toda a estrutura do prédio. O cartão postal que tantas vezes foi admirado por moradores e turistas, por sua perfeita harmonia com o Cais da Barra e o Rio Cricaré, logo será aberto à visitação pública, apresentando também todo o encanto da história e da cultura barrenses.
A cerimônia para a apresentação do novo patrimônio material do município será também uma oportunidade para a apreciação de alguns aspectos da cultura barrense, pois contará com uma rica programação, conforme descrição a seguir:

17:00h – Abertura com a Banda Musical “Oliveira Filho” ;

17:30h – Apresentação de Manifestações Culturais;

18:15h – Peça teatral “Tsunami” de Salomão da Silva Pinto;

18:40h – Fala das Autoridades e assinatura do Termo de Comodato entre o Município e Associação de Folclore de Conceição da Barra.

19:00h – Degustação de comidas típicas locais;

19:30h – Encerramento.