22/05/2015 16h40 - Atualizado em 31/08/2018 09h37

Município presta informações sobre a coleta de entulhos e galhos

Desde o último mês de janeiro, o serviço de limpeza pública de Conceição da Barra voltou a ser realizado por servidores municipais e por equipamentos próprios ou locados pela Administração Municipal. Com a readequação da estrutura de limpeza pública, houve a necessidade de licitar equipamentos específicos para a coleta de entulhos e galhos, processo que só foi finalizado na segunda quinzena deste mês de maio. Com a homologação do certame, o prazo previsto para a normalização do serviço é o próximo mês de junho.

A coleta do lixo doméstico é feita regularmente, três vezes por semana. Já o recolhimento de entulhos e galhadas, com a regularização dos serviços, será feita uma vez por mês, conforme cronograma a ser divulgado também a partir de junho. Esse tipo de coleta será feita gratuitamente de forma complementar ao serviço que já ofertado, a um custo diário, por uma empresa privada especializada na destinação destes resíduos.

A oferta do serviço de coleta de entulhos e galhos, uma vez por mês, em qualquer localidade, foi uma decisão da gestão municipal, imposta pela necessidade de alinhamento dos custos deste tipo de limpeza com as receitas do município. Com a definição do cronograma de atendimento, os moradores poderão se programar para depositar os resíduos decorrentes de obras e podas de árvores, nas vias públicas, apenas no dia em que houver previsão de recolhimento. O acúmulo de resíduos de qualquer natureza, fora da data de coleta, é passível de multa pela fiscalização municipal. Maiores informações sobre os dias de coleta de entulhos e galhadas podem ser obtidas pelo Disque Entulho: (27) 3762-1463.