25/08/2014 20h14 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Mutirão da Saúde já realizou 462 procedimentos em pouco mais de um mês

O Mutirão da Saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra já realizou 462 procedimentos em pouco mais de um mês. Iniciado no dia 12 de julho, o mutirão é uma estratégia para a redução das filas de espera por exames especializados como mamografias, tomografias, Raios X com laudo, ultrassonografias e consultas oftalmológicas, entre outros. Os atendimentos são marcados pela Central de Regulação Municipal, antiga Agência Municipal de Agendamento (AMA), obedecendo ao critério de tempo de espera.

Dentre os exames com maior demanda reprimida estavam as mamografias, por isso, desde o mês de julho já foram realizados 232 exames deste tipo, em uma clínica do município de São Mateus. O deslocamento das pacientes até a cidade vizinha está sendo feito pela Prefeitura. Ao todo, 309 mulheres foram chamadas para passar pelo exame especializado, mas 77 pacientes, aproximadamente 25% das convocadas, não compareceram na data marcada.

Além das mamografias, o município também ofereceu 60 atendimentos com médico dermatologista, sendo 30 pacientes da Sede e os demais do Distrito de Braço do Rio; 70 exames de Raio X com laudo e cem consultas com oftalmologistas. O Mutirão da Saúde ainda deve prosseguir por cerca de 60 dias.