22/10/2015 11h59 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

Notícias sobre o abastecimento de água em Conceição da Barra


A prefeitura estabeleceu, desde a última segunda-feira, dia 19 de outubro de 2015, uma linha direta com o escritório local da Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan) e tem sido regularmente informada sobre o abastecimento de água, em Conceição da Barra.

Ao longo de toda a semana, segundo os técnicos da Cesan, a pressão e a qualidade da água que chega para a população permanecem nos níveis normais. A água captada no Rio Cricaré está sendo misturada com a de três poços artesianos, mantendo o índice de salinidade equilibrado. Para reforçar a oferta de água, a concessionária já iniciou a abertura de mais um poço, que estará apto a ser explorado em alguns dias.

A partir desta sexta-feira, dia 23 de outubro, a previsão é que a curva salina sofra elevação em virtude da variação da tábua de marés e pela falta de chuva, mas o abastecimento continuará normalmente, das 6 às 18 horas, cabendo à população economizar e racionalizar o uso da água, para que não seja necessário interromper o fornecimento.

ALGUMAS ATITUDES SIMPLES PODEM AJUDAR A EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO DIA-A-DIA:

1 – No Banho: Molhe-se, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágue a boca com a água de um copo, sem deixar a torneira aberta. Economize 3 litros de água.

3 – Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 – Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 – Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 – Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 – Regar jardins e plantas: Opte por regar as plantas durante a noite e use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 – Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

10 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.