11/04/2014 12h29 - Atualizado em 31/08/2018 09h59

Parte do Sistema Operacional da Prefeitura já funciona normalmente

Os serviços públicos que dependem do Sistema Operacional Central da Prefeitura de Conceição da Barra já começaram a ser normalizados nesta sexta-feira, dia 11 de Abril. Graças à rápida intervenção coordenada pela Secretaria Municipal de Administração e a Gerência de Tecnologia da Informação (TI), os sistemas que operam nos setores de Contabilidade, Recursos Humanos, Finanças e Protocolo já estão sendo utilizados normalmente. Até a manhã deste sábado (12/04), os sistemas que regulam os setores Tributário e de Materiais também estarão funcionando plenamente.

A avaria num dos servidores centrais da Administração Municipal aconteceu no dia 02 de abril, quando uma falha no sistema de refrigeração do parque tecnológico interrompeu o funcionamento do Sistema Operacional. Já na quinta-feira, dia 03 de abril, a equipe técnica da Prefeitura instalou um novo condicionador de ar, com potência de 80 mil BTU’s, que somado ao já existente, totaliza uma capacidade de refrigeração equivalente a 140 mil BTU’s.

Resolvida a questão física, na segunda-feira, dia 07, os profissionais da TI passaram a recuperar os dados dos sistemas gerenciais de cada setor. O maior dano foi registrado no ADDS (Active Directory), que é a parte responsável pelo endereço de cada usuário no sistema central. É na correção completa deste problema que a equipe especializada trabalha neste momento.

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Administração vai contatar a DELL, empresa fornecedora do equipamento que ainda está no período de garantia, para proceder à substituição ou o reparo do servidor, já que a Prefeitura hoje funciona com um antigo equipamento, recuperado pela equipe da Gerência de TI. A Administração Municipal lamenta os transtornos que tenham advindo deste incidente e assegura à população e aos servidores públicos municipais, que está envidando esforços para solucionar o problema com a máxima urgência.