13/03/2016 10h34 - Atualizado em 31/08/2018 09h40

Pesquisa de percepção ambiental é realizada em Conceição da Barra

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) está em processo de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Conceição da Barra (PMMA), que em uma de suas etapas de elaboração exige a aplicação da Pesquisa de Caracterização Ambiental por Percepção, como uma das atividades essenciais à construção coletiva do Plano.

A Percepção Ambiental é um processo desenvolvido a partir da opinião da sociedade, por isso é considerada uma construção coletiva. É a partir da pesquisa de percepção que se pode traçar um retrato ambiental da Mata Atlântica inserida no território do município que elege a elaboração do PMMA como prioridade.

A percepção sobre o ambiente em que a comunidade vive contribuirá para que, juntos, poder público e sociedade direcionem as políticas públicas que efetivamente irão atender às necessidades locais e regionais, promovendo a melhoria da qualidade do ambiente e de toda a população.

Toda a sociedade é convidada e convocada a colaborar neste processo respondendo a pesquisa. A população em geral, organizações não governamentais, o poder público, a iniciativa privada, as entidades setoriais, escolas, membros de conselhos, cada um pode contribuir significativamente ao transmitir a sua impressão sobre o ambiente no qual está inserido.

A compilação dos dados será realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, de São Paulo, que fará o relatório conclusivo da pesquisa. Desta forma, aquele que participa da pesquisa pode ter certeza da imparcialidade nos dados coletados, uma vez que a Administração Municipal não terá acesso às informações que estão sendo transmitidas.

Lembre-­se, que a sua participação é fundamental na construção de Políticas Públicas. Para participar da Pesquisa de Caracterização Ambiental por Percepção basta copiar o endereço a seguir, colar no seu navegador e responder ao questionário: