09/05/2017 16h18 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Prefeito busca apoio da SESP, Polícia Militar e Polícia Civil, para reforçar a segurança em Conceição da Barra

O prefeito Francisco Vervloet e o Gestor de Segurança e Defesa Civil de Conceição da Barra, Jalmas Ferreira Greis, estiveram em Vitória, nesta segunda-feira, dia 08 de maio de 2017, buscando apoio do Estado para inibir o crescimento da violência no município. Graças às reuniões produtivas com o Comando Geral da Polícia Militar, Delegado Chefe da Polícia Civil e com o Secretário de Estado da Segurança Pública, André Garcia, já nos próximos 90 dias, o município deve ter reforço nos efetivos policiais.

Logo no início da manhã dessa segunda, o prefeito e o gestor de segurança estiveram com o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, relatando as principais ocorrências registradas em Conceição da Barra, nos últimos quatro meses. Os assaltos, furtos, roubos e homicídios ocorridos nestes primeiros meses de 2017 não condizem com o histórico pacífico do município, que chegou a ser destaque no Estado pelo baixo índice de violência.

O comandante mostrou-se sensível às reinvindicações e, reconhecendo as ações de suporte logístico e as melhorias na infraestrutura da 2ª Cia PM promovidas pela Administração Municipal, comprometeu-se a enviar novas viaturas para conceição da Barra, nos próximos 90 dias. Neste período, irá estudar formas de reforçar gradativamente o efetivo policial que, em 2015, era de 52 policiais e, hoje, conta com apenas 40.

As demandas do município, na área de segurança pública, também foram apresentadas ao Delegado Chefe da Polícia Civil, Guilherme Daré, que afirmou ter com Conceição da Barra uma das mais produtivas parcerias do Estado. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelos policiais civis lotados no município, o delegado assegurou que nos próximos 40 dias encaminhará uma nova viatura para a Delegacia e que também tentará destacar mais dois policiais para reforçar o efetivo local.

PRODNORTE APRESENTA DEMANDAS DA REGIÃO
Encerrando as agendas relativas à segurança pública, o prefeito de Conceição da Barra e outros sete prefeitos associados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Prodnorte) foram recebidos pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), André Garcia, ainda na tarde de segunda-feira.

Nessa reunião também estiveram presentes na reunião o comandante geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho; o chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, delegado Guilherme Daré; e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa.

Além de permitir o estreitamento na relação entre os municípios e a SESP, a agenda possibilitou a apresentação das reivindicações de cada município, assim como as ações de sucesso implementadas pelas prefeituras do Extremo Norte do Estado. No caso de Conceição da Barra, o maior destaque foi dado ao sistema de videomonitoramento instalado nos distritos da Sede, Braço do Rio e Itaúnas. Através das 51 câmeras em operação no município, a Polícia Civil tem obtido grande sucesso na identificação dos criminosos e delitos praticados nas principais comunidades barrenses.